Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BELÉM

Com drive thru, Mangueirinho é um dos 13 postos de vacinação contra a Covid-19

Idosos a partir de 85 anos poderão receber a primeira dose com segurança e tranquilidade, de 9h às 18h

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
04/02/2021 13h22

Idosos a partir de 85 anos poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Mangueirinho, em Belém, em formato de drive thru (pessoas ficam dentro dos carros) até o próximo domingo (7). A arena Guilherme Paraense é um dos 13 postos da campanha de vacinação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

O atendimento no Mangueirinho é realizado de 9h às 18h, e para receber a dose da vacina os idosos devem apresentar: RG, CPF e comprovante de residência. Idosos a partir de 85 anos com problemas de mobilidade poderão receber a vacinação em domicílio, após cadastro realizado por qualquer familiar na unidade básica de saúde mais próxima.

Além do modelo drive thru, o Mangueirinho tem atendimento com recepção no local. A entrada para pedestres e veículos ocorre pelo portão 1, na lateral da Arena Multiuso, com acesso pelo estacionamento do Mangueirão. 

“Quem chegar a pé entra e aguarda sentado, com o devido distanciamento social, recebe uma senha e é chamado por ordem de chegada para fazer o cadastro e receber a vacina. Já no atendimento drive thru, o idoso faz o cadastro dentro do veículo no portão de entrada, e segue para um segundo ponto onde recebe a vacina e a carteirinha de comprovação com a data da segunda dose”, informa o supervisor do Mangueirinho, Leonardo Maia.

Acolhimento

Esta não é a primeira vez que o Mangueirinho é utilizado para ajudar no combate à Covid-19. A arena já foi abrigo para 600 pessoas em situação de rua, em uma ação de combate à disseminação do novo coronavírus, realizada pelo Governo do Pará durante os meses mais críticos da pandemia. No local, os abrigados receberam assistência médica e social.

Em entrevista coletiva realizada na terça-feira (2), o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, anunciaram o adiantamento da campanha e os 13 pontos de vacinação, dentre esses, a Arena Guilherme Paraense.

Segundo informações da prefeitura, ao todo, Belém recebeu 19.450 doses da vacina contra a Covid-19: 9.540 delas são da Coronavac e 9.910 da Astrazeneca. A PMB prevê, na faixa etária acima dos 85 anos, que cerca de 12 mil idosos deverão ser vacinados.

Confira os locais em que os idosos acima de 85 anos podem receber a primeira dose da vacina:

1) Mangueirinho: Av. Augusto Montenegro, 524. Castanheira (drive thru)
2) Universidade Federal do Pará (UFPA): Rua Augusto Corrêa, 01. Guamá 
3) Universidade do Estado do Pará (Ueap): Escola de Enfermagem Magalhães Barata) - Av. José Bonifácio, 1289. Guamá
4) Unifamaz: Av. Visc. de Souza Franco, 72. Reduto (drive thru)
5) Fibra: Av. Gentil Bitencourt, 1144. Nazaré (drive thru)
6) Aldeia Amazônica: Av. Pedro Miranda, S/N. Pedreira (drive thru)
7) Outeiro / Funbosque: Av. Nossa Sra. da Conceição
8) Mosqueiro / Maracajá - Tv. Siqueira Mendes, 1132
9) Mosqueiro / Carananduba - Praça Carananduba, s/n. 
10) Colégio do Carmo: Tv. Dom Bôsco, 72. Cidade Velha
11) Escola Rotary: Rua Lauro Malcher, 279. Condor
12) Cassazum: Av. Duque de Caxias, 1375. Marco
13) Icoaraci / Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças - Praça Pio XII, 148.

Outras 7.115 doses da vacina serão destinadas a profissionais da saúde que atuam em hospitais de maior porte, e 1.502 doses para profissionais de clínicas e laboratórios. Todos receberão a dose da vacina nos locais de trabalho.

A vacina também será aplicada em 480 quilombolas, que vivem em Mosqueiro, e em 267 indígenas da etnia Warao. Os dois grupos serão imunizados nos locais em que residem.

*Com informações da Prefeitura de Belém.