Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Crea e Adepará lançam Receituário Agronômico Digital

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
02/02/2021 16h59

Uma nova ferramenta para o agronegócio, o Receituário Agronômico Digital, que permitirá o controle e a fiscalização dos agrotóxicos do Estado Pará de forma mais eficaz e em tempo real, foi lançada, na manhã desta terça-feira (2), na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará- CREA-PA.

"A tecnologia nos proporciona segurança, agilidade e precisão de dados. A sociedade nos cobra gestão de resultados céleres, transparentes e os Sistemas tecnológicos nos proporcionam esses resultados. O Termo de Cooperação Técnica 006/2018 é o dispositivo legal para realizarmos atividades afins como as Fiscalizações, compartilhamento de informações e de dados. Com o novo Receituário, estaremos linkando o sistema da Adepará com o sistema do CREA para a troca de dados, inicialmente para o setor de agrotóxicos e receituário agronômico, posteriormente, pretendemos ampliar esses dados.", destacou na oportunidade, a diretora de Defesa e Inspeção Vegetal da Adepará, Lucionila Pimental.

O Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa do Estado do Pará (Adepará), irá atuar em parceria com o CREA-PA, através da interligação dos sistemas de fiscalização dos dois órgãos, proporcionando o aumento do controle das emissões de agrotóxicos, em todos os municípios do Pará. A ferramenta tecnológica é a primeira do Norte e a segunda do país, construída com essa finalidade. 

O novo Receituário Agronômico Digital passou a operar desde a madrugada de hoje. Até o meio dia desta terça-feira, mais de 1200 receitas já haviam sido emitidas através da nova plataforma. 

Os agrotóxicos são utilizados para culturas plantadas em larga escala de soja, milho, arroz, feijão, trigo, pastagens, entre outros. Daí a importância de aplicar todos os esforços possíveis para coibir o uso desses produtos de forma indiscriminada, incorreta e em algumas ocasiões irresponsável, fazendo-se cumprir as exigências legais estabelecidas nas legislações federais e estaduais em vigor.

Qualidade - A Adepará atua na fiscalização de cinco atividades, dentre as que compõem a cadeia dos produtos agrotóxicos e afins, são elas: Fiscalização do Comércio, Uso, Prestadoras de serviço, Trânsito e Unidades de recebimento de embalagens vazias (centrais e postos). 

Essas etapas da cadeia dos agrotóxicos, utilizadas de forma incorreta, podem gerar riscos, já que tais produtos são classificados como perigosos, pelo poder de provocar malefícios à saúde humana (intoxicações agudas e crônicas), aos animais domésticos, selvagens e danos ao meio ambiente. Entretanto, trata-se de produtos utilizados em larga escala no Brasil e em outros países no combate a pragas que atacam lavouras, tornando-se indispensável o uso correto das substâncias.

Tecnologia - São diversos benefícios para os profissionais do agronegócio, com o lançamento do novo Receituário Agronômico Digital. A ferramenta agiliza, proporciona mais segurança e padroniza procedimentos. Com ela, Engenheiros Agrônomos e Florestais passam a ter a liberdade de escolher entre emitir o Receituário com 25, 50, 75 ou 100 posições. Além de dar ao consumidor a liberdade de comprar os produtos na loja que preferir.

Foram meses de pesquisa, com visitas a todas as regiões do estado para apresentar e, principalmente, ouvir, com o objetivo de aperfeiçoar essa nova ferramenta. 

“A ideia é termos um sistema tecnológico que facilite os trabalhos dos engenheiros, por isso, o idealizamos. Com a internet, é possível acessá-lo de todos os municípios. Assim, com a parceria da Adepará neste projeto conseguiremos realizar uma fiscalização muito mais segura para nosso Estado. Ganha o Crea-PA em eficiência, o profissional em produtividade e, principalmente, a sociedade que passa a contar com mais segurança”, destacou o vice-presidente do Crea-PA, engenheiro civil Janilton Ugulino.

Com a nova tecnologia, a Adepará e o Crea-PA terão acesso em tempo real às receitas, aperfeiçoando a fiscalização. Outro ponto positivo é que a ferramenta praticamente elimina o uso de papel, contribuindo com o meio ambiente e evitando que os agentes fiscais necessitem ir até o local da fiscalização para ter acesso ao receituário físico. O sistema foi construído pela gerência de TI do Crea-PA, coordenado pelo servidor Ray Fran Pires, em parceria com o Conselho Regional de Alagoas.

A cerimônia aconteceu no auditório da sede, respeitando os protocolos de segurança contra a disseminação da Covid-19. O governo do Pará esteve representado Pela Adepará estiveram a Diretora de Defesa e Inspeção Vegetal, Lucionila Pimental; o Gerente de Defesa e Inspeção Vegetal, Rafael Haber; e o Gerente de Agrotóxicos, Luiz Carlos Guamá. Pelo CREA-PA, estiveram presentes na cerimônia de lançamento o primeiro vice-presidente, Eng. Civil Janilton Ugulino; os Conselheiros Eng. Agr. Cléber Oliveira (representando a Câmara de Agronomia) e Eng. Ftal. Milena Pepper (representando a Câmara de Eng. Florestal); os ex-conselheiros Eng. Ftal Tânia Mara Giusti e Eng. Agr. Pedro Paulo Mota, que participaram da implementação da ferramenta; a Conselheira suplente, Eng. Agr. Silvia Maria da Silva.

O manual de utilização do novo Receituário Agronômico Digital do CREA-PA pode ser acessado aqui.