Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BANCO PÚBLICO

Magalhães Barata ganha primeira agência bancária em 59 anos de fundação

Esta é 24ª agência do Banpará entregue pelo Governo do Pará em dois anos 

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
29/01/2021 16h41

Dona Filoca comanda um restaurante no município de Magalhães Barata há cinco anos e, muitas vezes, quando precisava sacar ou depositar valores tinha que ir até o município mais próximo, cerca de uma hora de viagem de carro, para fazer as transações bancárias. A dificuldade dela e de todos os mais de oito mil habitantes da cidade acabou com a chegada de uma agência do Banpará, a primeira agência do município.

Filoloca Lopes- dona de Restaurante“Quando tenho que sacar, vou de táxi, é cerca de uma hora até Igarapé-Açú. Não é fácil. A chegada da agência é uma benção, vai melhorar muito, vai ser muito bom ter essa agência aqui. Assim como pra mim, vai ajudar muitas pessoas. Não vamos precisar ir até Igarapé-Açú. O governo está fazendo um bom trabalho principalmente neste momento tão difícil para todo mundo”, disse Filoca Lopes, dona do restaurante. 

Magalhães Barata, no nordeste paraense, completa 60 anos de fundação em 2021, mas nunca teve uma agência completa para atender os munícipes. A inauguração da agência Banpará ocorreu nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro, com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho; da prefeita de Magalhães Barata, Marlene Borges; e do presidente do Banpará, Braselino Assunção.

Participaram ainda do evento os deputados estaduais Adriano Coelho e Jacques Neves; autoridades municipais e moradores da cidade, em geral. Na chegada, Helder Barbalho foi recebido por uma apresentação de carimbó do grupo Brasileirinho e ainda recebeu uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira de Magalhães Barata.

De acordo com o presidente do banco, Braselino Assunção, a agência oferecerá todos os serviços das principais agências bancárias da capital do Pará. “O Banpará chegou para ser um parceiro muito forte para o desenvolvimento do município. A partir de hoje, Magalhães Barata entra no sistema bancário nacional com a primeira agência bancária de Magalhães Barata"

"A partir de hoje, nenhum cidadão vai precisar se deslocar para receber seus salários para desenvolver o município, criar renda. Essa agência faz todos os serviços que uma agência bancária deve ter. O Banpará tem uma função social a cumprir que é apoiar o desenvolvimento do município e fazer com que a população cresça e se desenvolva tendo acesso a todos os serviços de um banco”, acrescentou o presidente do Banpará. 

Deivison Lima - morador de Magalhães BarataDeivson Lima ainda não tem conta bancária, mas já disse que ser cliente Banpará. “A facilidade do banco vai ajudar muito a gente, tem gente que tem que ir para igarapé-açú para depositar, às vezes não tinha ônibus, locomoção é difícil pra lá. Para cá, vai ajudar muito a população da região. É a primeira daqui, vai ajudar muito. O governo tá de parabéns, os prefeitos também estão correndo atrás de melhorias para os seus municípios. Eu vou ser cliente do banpará!”

“Hoje, o município tem 59 anos de emancipação. Nossa economia gira em torno dos pequenos comércios e os recursos iam para o município vizinho, porque não tínhamos uma agência aqui. Aí, todos que tinham que se deslocar e lá eles deixavam os recursos gerados aqui. Essa agência é muito bem vinda e eu acredito que agora nosso município vai alavancar porque os recursos vão ficar aqui”, declarou Marlene Borges, prefeita da cidade. 

“Hoje, Magalhães Barata está em festa. Uma linda agência sendo inaugurada pelo governador do pará, para gerar mais emprego, renda e mais dignidade para a população”, comemorou o deputado estadual Adriano Coelho. 

“Em 2017, eu era um deputado de primeiro mandato e eu sou oriundo de Curuçá e conheço a vida do nosso povo, do pescador, do pequeno agricultor, que necessita desse benefício que é a agência do banpará. Eu fico muito feliz que o compromisso é que os 144 municípios sejam atendidos. É disso que nosso povo precisa”, avaliou Jacques Neves, deputado estadual. 

Esta, é 24ª agência do Banpará entregue pelo Governo do Pará em dois anos. “Hoje é um dia de conquista para a cidade, essa agência bancária chega para ajudar o município a crescer a se desenvolver, trazendo comodidade para as pessoas que não precisarão mais se deslocar por dezenas de quilômetros para ter um serviço bancário e certamente com essa agência, não apenas aproxima o serviço, mas traz atividades e impulsos a aquilo que move a economia de Magalhães Barata para que nós possamos estimular a criação de emprego e renda”, finalizou o governador, Helder Barbalho. 

O governador anunciou ainda que em breve ser feita a pavimentação asfáltica de um trecho de 40 quilômetros da rodovia estadual PÁ-430, no trecho entre Magalhães Barata e a Vila do Mocooca. 

SERVIÇO 

A agência do Banpará está localizada na Rua Doutor Lauro Sodré, s/n. O horário de funcionamento será de 9h às 14h, de segunda à sexta-feira. Já o autoatendimento ficará disponível de 7h às 20h.