Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ILABTHON

Laboratório de Inovação e EaD da EGPA participam de maratona internacional

Evento reúne 259 equipes de quatro países, entre elas, a da Escola de Governança do Pará

Por Isabela Quirino (EGPA)
29/01/2021 11h24

O desenvolvimento de projetos para o compartilhamento de boas práticas é um dos pilares do trabalho do setor de Ensino a Distância da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) que, apenas em 2020, participou de mais de cinco congressos nacionais e internacionais com trabalhos que apresentam as ações da Escola.

Neste ano, o primeiro evento com participação da EGPA é o iLabthon, a primeira maratona do mundo para criação de laboratórios de inovação no setor público, com 259 equipes de quatro países. O evento é uma iniciativa da Conexão Inovação Pública, do Rio de Janeiro, uma rede que tem o objetivo de fomentar e divulgar a inovação no setor público.

Laboratórios de inovação são espaços projetados para criar condições favoráveis para que a inovação ocorra, através do estabelecimento de um ambiente criativo e colaborativo. O Laboratório de Inovação da EGPA (LabInov EGPA) foi criado em 2019 e já fez parte do desenvolvimento de trabalhos como a 1ª Semana de Inovação em Gestão Pública do Pará, além de compor uma rede de 25 laboratórios no Brasil.

O iLabthon terá início nesta sexta-feira (29) e segue até o próximo domingo (31), com palestras e a apresentação dos trabalhos das equipes finalistas. A EGPA apresentará o trabalho “Rede T&D Pará - Rede EGPA de Treinamento e Desenvolvimento, projeto produto em inovação e governança no setor público para o Estado do Pará”.

“Visando a troca e o desenvolvimento de habilidades e competências que fomentem os mindsets, criou-se esta Rede EGPA de Treinamento e Desenvolvimento, com ciclo de palestras, cursos , workshop, mesa de debates virtuais, para que, dentro dos principais eixos, cada participante possa refletir e buscar sua evolução, tanto no sentido humano quanto no profissional”, afirma Reynan Abreu, coordenador de Ensino a Distância da EGPA.

Os eixos escolhidos para a rede permeiam a gestão, inovação tecnológica, humanização e estratégias, podendo ser aplicadas e compartilhadas por todos os seguimentos da sociedade como educação, saúde, cultura e segurança.

“A participação neste evento será importante para o aprimoramento do laboratório EGPA, além da integração nacional e internacional com outras instituições, com possibilidades de parcerias”, afirma Reynan. Um dos objetivos da ação é aumentar a área de atuação do LabInov da EGPA e colaborar com a criação de laboratórios em diversas secretarias estaduais.

O evento não terá participação aberta, porém todo o conteúdo estará disponível à sociedade e demais interessados a partir do dia 1º de fevereiro, pela plataforma EaD da EGPA.