Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANO DE AÇÃO

Sejudh e Alepa debatem políticas públicas de prevenção e tratamento ao consumo de drogas

Os parlamentares devem receber, até a primeira semana de fevereiro, o Plano de Ação das Atividades elaborado pela Secretaria

Por Gerlando Klinger (SEJU)
27/01/2021 17h57

Representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (Cenpren), e da Comissão Permanente de Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), se reuniram na tarde desta quarta-feira (27) para discutir políticas públicas sobre drogas no Pará.

O objetivo, a partir de agora, é apresentar aos deputados estaduais, até a primeira semana de fevereiro, o Plano de Ação das Atividades do Cenpren na Região Metropolitana de Belém e municípios-polos do interior. Na Sejudh, a Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas é responsável pela implementação e execução das ações aprovadas pelo Conselho Estadual sobre Drogas (Coned).Gestores públicos e representantes da Alepa que participaram do encontro sobre o combate às drogas

Entre os pontos discutidos na reunião estão a Política Estadual de Cuidados e Prevenção às Drogas e a solicitação de apoio para garantir melhorias na execução das ações do Cenpren, além de informações sobre a atuação das comunidades terapêuticas no Estado.

Esforços - A representante da Sejudh, Claudilene Maia, reforçou a importância do estreitamento do diálogo entre os dois órgãos. “Com a união entre a Secretaria e a Alepa, podemos juntar esforços e garantir uma política de direitos humanos mais efetiva”, afirmou.

Para Edwin Júnior, secretário legislativo da Comissão Permanente de Prevenção às Drogas da Alepa (Copred) e vice-presidente da Federação Paraense de Comunidades Terapêuticas (Fecongadpa), a reunião ajudou a fortalecer as ações da Coordenadoria. “Faremos isso com a proposta de emendas compartilhadas, para auxiliar no orçamento anual do Cenpren”, informou.

Participaram ainda da reunião a Diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Verena Arruda; a coordenadora do Cenpren, Marjorie Fonseca, e a presidente do Coned, Ana Maria Chamma.