Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

'Segurança Por todo o Pará' chega a Abaetetuba para ampliar combate à criminalidade

Gestores se reúnem no município para discutir estratégias que aumentem a segurança pública no Baixo Tocantins

Por Aline Saavedra (SECOM)
26/01/2021 21h46

Com o objetivo de reunir os gestores para discutir, identificar e buscar soluções para problemas de cada região, e assim garantir mais proteção à população, o Projeto Segurança Por Todo o Pará chegou nesta terça-feira (26) à 4ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), com sede no município de Abaetetuba, na Região de Integração Tocantins. A ação ocorreu no prédio da Superintendência da Polícia Civil. Os gestores também visitaram alguns espaços da área de segurança pública em Abaetetuba.Os gestores do Sistema de Segurança Pública foram a Abaetetuba discutir estratégias de combate a crimes na região

“O objetivo do Projeto Segurança Por todo o Pará é que todos os gestores do sistema de segurança venham até o local onde as pessoas realmente trabalham, no caso à 4ª Risp, com sede em Abaetetuba, para que a gente compreenda o problema, discuta os dados, os números, os principais problemas, e ao mesmo tempo definir estratégias para enfrentamento e solução da criminalidade”, explicou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

O secretário informou ainda sobre os investimentos que deverão chegar em breve à região. “Nós estamos, por exemplo, na Região do Baixo Tocantins trocando lanchas de quase todos os municípios, melhorando a qualidade dessas lanchas, trazendo novos investimentos, para que a gente possa dar qualidade de serviço aos nossos servidores”, destacou.O Projeto Segurança Por todo o Pará foi realizado em suas etapas no município

O projeto chegou à região em duas etapas. Na primeira, realizada pela manhã, todos os gestores do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) mantiveram contato com representantes e comandantes da região, que envolve os municípios de Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju e Oeiras do Pará.

Investimentos - O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dílson Júnior, ressaltou que “investimentos estão sendo feitos como nunca na segurança pública. Muito já foi feito, e muito ainda ocorrerá. É importante que estratégias sejam montadas. Que este projeto seja um marco aqui na Regional”.

O Centro de Perícias Científicas também receberá investimentos. “Vamos fazer o primeiro projeto-piloto da reforma na unidade e melhorar o serviço médico”, informou Celso Mascarenhas, diretor do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.A ação do projeto ocorreu no prédio da Superintendência da Polícia Civil

No segundo momento foram realizadas oficinas em torno de quatro eixos de segurança: repreensão, prevenção, defesa social e de gestão e governança. Serão elaboradas metodologias com ênfase em um plano de ação a ser lançado, após a conclusão da oficina.

As ações discutidas e apontadas durante o treinamento serão executadas com o propósito de alcançar a redução da criminalidade e replicar os resultados nos municípios do entorno.

Ações preventivas e ostensivas - A meta é levar a todo o Estado as ações de prevenção e repressão executadas na Região Metropolitana de Belém (RMB) com bons resultados. A ênfase deve ser dada às ações preventivas e ostensivas, levando em consideração as peculiaridades locais e a necessidade de cumprimento de mandados, entre outras especificidades.

Marcelo Guedes, diretor do Departamento de Trânsito (Detran), alertou para o grande número de bicicletas e motocicletas em Abaetetuba, muitas vezes utilizadas sem uso do capacete. “É necessário agir na educação e fiscalização. Coibir bebida alcoólica e o não uso do capacete. Fiscalizar juntamente com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), que é coirmão do Detran, para diminuirmos os índices de mortes no trânsito, com moto principalmente”, ressaltou.

Também participaram do encontro o delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende; do secretário adjunto de Administração Penitenciária, coronel Arthur Moraes; do chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alexandre Costa; do secretário adjunto de Operações da Segup, coronel Alexandre Mascarenhas, e do adjunto de Inteligência e Análise Criminal, delegado André Costa.