Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Governo do Estado entrega 200 cilindros de oxigênio para abastecer hospitais e unidades de saúde do Oeste do Pará

Esta é a primeira parte do carregamento de 500 cilindros, adquiridos pelo Estado, para ajudar os municípios nesta segunda leva de contágio da pandemia de Covid-19

Por Ana Thaynara (SECOM)
26/01/2021 17h13

O Governador do Estado, Helder Barbalho, entregou na manhã desta terça-feira (26), os 180 cilindros de oxigênio que serão enviados para os municípios da região Oeste do Pará. Ao todo, 500 cilindros foram adquiridos pelo Estado e começaram a chegar na madrugada de hoje a Santarém. 

“Neste momento, nós estamos iniciando a distribuição de cilindros de oxigênio para os municípios da calha norte, como também aos municípios de Mojuí dos Campos e Belterra, para garantir o abastecimento e regularizar a oferta de oxigênio nesse municípios. E isso é fruto da parceria com as prefeituras, para dar condições para que todas as pessoas que necessitem de atendimento no enfrentamento à Covid possam ter este serviço assegurado e garantido”, disse o governador. 

Para o diretor da empresa Oeste Gás, é uma satisfação muito grande poder fazer essa parceria com o Governo e abastecer toda a região. Apesar das dificuldades de logística, a empresa está preparada para encaminhar todo material e garantir uma reserva a mais de oxigênio, com a instalação de novos tanques. 

“É a maior satisfação poder abastecer todo oeste do Pará. A logística é muito complicada porque infelizmente foi todo mundo pego de surpresa, as prefeituras não tinham estrutura de cilindro e nem outras opções de abastecimento, o que está requerendo um esforço maior. O apoio do governo do estado, que adquiriu 500 cilindros de oxigênio para que seja distribuídos nas prefeituras está sendo fundamental. Além disso, nós também estamos aportando mais 300 cilindros para que a gente possa dar uma amenizada na situação, além de outras medidas paliativas, que é o enchimento aqui em Santarém e reforçando a quantidade de tanques”, explicou Beto Frazão, diretor da Oeste Gás. 

Chegada Cilindros

Os primeiros 180 cilindros, com 10 metros cúbicos de oxigênio medicinal comprimido, chegaram na madrugada desta terça-feira (26) no Aeroporto Internacional de Santarém. Esta é a primeira parte do carregamento de 500 cilindros adquiridos pelo Governo. O restante do pedido será entregue até a próxima sexta-feira (29).

Nessa primeira leva, os cilindros já foram catalogados e periciados. A distribuição para os municípios da região já começa hoje. Ao todo, dez cidades serão contempladas: Alenquer (20), Curuá (10), Juriti (40), Mojuí dos Campos (10), Monte Alegre (25), Óbidos (20), Oriximiná (20), Prainha (10), Terra Santa (15) e Belterra (10). A distribuição será feita em três lanchas rápidas fornecidas pela mineradora Alcoa Juruti e também via terrestre. O município de Faro não irá receber carregamento porque recebeu uma doação de 80 cilindros, no último sábado (23). 

Atualmente, o Pará possui uma capacidade de produção de oxigênio superior a 58 mil m3 diários, o que atende a totalidade das demandas de suas 144 cidades.

Para os municípios que serão contemplados, os cilindros estão vindo em boa hora. “É de grande importância Mojuí recebenr esses cilindros de oxigênio o qual irá ajudar o município na sua gestão de combate à Covid. Nós tivemos um grande  aumento no consumo de oxigênio e com a chegada desses cilindros a nossa oferta vai aumentar. Só temos que agradecer ao Governo do Estado”, explicou o Secretário de Gestão Administrativa de Mojuí dos Campos, Helcias Lima. 

Estão na comitiva do Governador em Santarém o prefeito da cidade Nélio Aguiar; o Secretário Regional de Governo, Henderson Pinto; o Secretário Adjunto de Saúde, Sipriano Ferraz; Deputado Federal, Airton Faleiro; Deputado Estadual, Ângelo Ferrari; Vice-Prefeito de Belterra, Ulisses Alves; e o Secretário de Gestão Administrativa de Mojuí dos Campos, Helcias Lima.