Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Fasepa faz testes de Covid-19 em socioeducandos

Por Franklin Salvador (FASEPA)
26/01/2021 16h19

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) da Prefeitura de Belém, disponibilizou testes para o Covid-19 aos socioeducandos e também aos servidores da fundação que estejam sentindo algum sintoma. A retomada da aplicação de novos testes nas Unidades de Atendimento Socioeducativo (UASE) deu início nesta terça-feira (26), no Centro de Internação de Adolescente Masculino (CIAM) Sideral e segue nas demais UASES da Região Metropolitana de Belém nos próximos dias.

Os testes disponibilizados pela secretaria detectam anticorpos IGG e IGM para o Covid-19. Foram testados dez servidores que declararam sintomas e 25 socioeducandos, dos 31 custodiados na unidade. Somente o teste de um adolescente deu positivo assintomático. Os seis que não foram testados irão aguardar a chegada da documentação de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) para serem autorizados para a testagem em outro momento. 

De acordo com os protocolos de saúde, já foi providenciado o isolamento do socioeducando testado positivo para início do tratamento médico, como explica a técnica de enfermagem e apoio no eixo Saúde, Ivana Souza. "A Fasepa está trabalhando de uma forma bem preventiva para verificar realmente se tem algum caso de Covid-19, para a gente fazer o isolamento, entrar com a medicação, para que a gente possa continuar em um ambiente saudável", disse Ivana, ressaltando que serão priorizados os socioeducandos que ainda não foram testados. 

A gestora do CIAM Sideral, onde é realizada a internação provisória de até 45 dias, Regina Mendes, ratifica que além das medidas já adotadas, torna-se de suma importância a realização periódica de testagem para a Covid-19. "Haja vista o período de incubação do vírus, podendo não haver sintomas, quando pode ocorrer a disseminação do coronavírus. Por meio do monitoramento, torna-se possível identificar 'infectados' para o devido tratamento e isolamento dos demais internos", declarou a gestora.

Desde o início da pandemia, a gestão da FASEPA instruiu o Procedimento Operacional Padrão (POP), como estratégia de minimizar os impactos da pandemia no espaço institucional, com deliberações quanto ao uso de métodos preventivos, tais como: uso de máscaras, lavatórios para as mãos em locais de livre acesso, distribuição de álcool em gel 70%; bem como, o distanciamento social e a lotação máxima nos espaços físicos de acordo com o que foi determinado pelas autoridades de saúde. 

Para o interior do estado, a diretoria de atendimento socioeducativo informa que já foram solicitados mais testes, via Secretaria de Municipal de Saúde, para os municípios de Santarém e Marabá e aguarda a chegada para a continuação da testagem.