Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CASTANHA

Comunidades de Almeirim recebem assistência da Emater para acesso a políticas públicas

Uma das associações tem como meta reunir 40 participantes para, assim, garantir participação nos benefícios

Por Etiene Andrade (EMATER)
26/01/2021 11h45

As comunidades que tradicionalmente atuam na exploração de castanha do Pará (Bertholletia excelsa) são acompanhadas pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Almeirim desde 1996. Na semana passada, uma delas, a Associação dos Moradores Agroextrativistas das Comunidades São Raimundo, Pedra Branca, Cafezal, Recreio e Panamã do Rio Parú (Asmacaru), que atua na cidade, alcançou a meta de emissão de 20 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), permitindo o acesso às políticas e mercados de compras públicas.

Em 2001, a Emater prestou assessoria para a constituição da Asmacaru, a fim de facilitar o acesso a políticas públicas, como os financiamentos provenientes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e ao mercado institucional (compras públicas), por meio de Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (Pnae). 

De acordo com Elinaldo Silva, coordenador do escritório local da Emater em Almeirim, a expectativa para este ano é alcançar 40 agricultores acessando os programas. “Em 2017, foi a primeira vez que a Asmacaru acessou com 14 associados o Pnae e PAA, no montante de R$ 111 mil nos dois programas. Hoje, estamos fazendo um trabalho junto com a Asmacaru para chegarmos a 40 participantes nos dois programas, considerando que temos apoio da Prefeitura Municipal nas ações, além da parceria Fundação Jarí”, explicou.

Atualmente, além da castanha do Pará, os agricultores associados da Asmacaru fornecem ao PAA e ao Pnae produtos como biscoito da castanha, tapioca, farinha, abóbora, macaxeira, manga, açaí, melancia e polpa de frutas. O fornecimento de produtos ao mercado institucional proporciona um espaço garantido para a comercialização da produção e a melhoria da renda dos produtores rurais.