Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Nasce o primeiro bebê no Hospital Regional do Tapajós

Mesmo não tendo ainda iniciado o Serviço de Obstetrícia, o HRT atendeu a uma urgência e realizou a cesárea que salvou a mãe e a criança

Por Governo do Pará (SECOM)
23/01/2021 10h31

O primeiro parto no Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba (HRT), oeste do Pará, foi realizado na quinta-feira (21), às 23h05. O bebê nasceu de cesárea, feita pelas equipes médicas do HRT e do Hospital Municipal de Itaituba. O parto ocorreu apesar de o HRT ainda não ter iniciado o Serviço de Emergência Obstétrica, que será oferecido em breve juntamente com as emergências em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e urgência referenciada em Pediatria e Neurologia.Os médicos Leonardo Perez, Rafael Cordeiro e Walter Ballhester no primeiro parto realizado no HRT

A unidade, que integra a rede pública estadual de saúde, já oferece o Serviço de Politrauma nas áreas de Ortopedia, Cirurgia Geral e Neurocirurgia desde 18 de janeiro, e continua como referência para atendimento de pacientes com Covid-19 na região.

Segundo a diretora-geral do HRT, Karla Cajaíba, por volta de 21 h da última quinta-feira ela foi acionada pelo médico Leonardo Perez, do Hospital Municipal de Itaituba, solicitando um leito para uma gestante em trabalho de parto e com suspeita de Covid-19, que precisava se submeter a uma cesárea. “O HRT foi fundamental em mais uma história com final feliz”, ressaltou a gestora.

Conforme Leonardo Perez, que participou da cirurgia, a paciente havia dado entrada no Hospital Municipal na madrugada de quinta-feira em trabalho de parto prematuro, com 37 semanas de gestação. Ela estava com dois centímetros de dilatação e ficou em observação por 12 horas, recebendo a assistência necessária.

Sintomas de Covid-19 - Como não houve progressão no trabalho de parto, a gestante começou a apresentar quadro febril, com hemograma, indicando infecção. Também havia relato de dor de cabeça por dois dias antes e um quadro de taquicardia fetal, que poderia afetar o bebê.Os médicos Fábio Mendes, Rafael Cordeiro e Leonardo Perez após a cesárea, que preservou a vida do bebê e da mãe

Diante dessa situação, o leito foi disponibilizado para a paciente no HRT às 21 h, e a cirurgia começou às 22h30. “A cirurgia foi um sucesso! O HRT deu todo o suporte, com pós-operatório da paciente sem intercorrência, e programação de alta para este sábado (23)”, disse o médico Leonardo Perez.

Por ser prematuro, o bebê precisou ser encaminhado à Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Hospital Municipal, mas já está bem, sem suporte de oxigênio, e teve alta na tarde de sexta-feira (22), enquanto a mãe está internada em isolamento no HRT por haver suspeita de Covid-19, e ainda aguarda o resultado do exame de RT-PCR.

Também participaram do parto do primeiro bebê no Hospital Regional do Tapajós os médicos Rafael Cordeiro, Fábio Mendes, Taylane Sousa Lima (pediatra), Walter Ballhester (anestesista) e as enfermeiras Dalachyele Pires e Vanessa Lima. (Texto: Roberta Vilanova).