Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENEM 2020

Segurança Pública mantém ações no segundo dia de prova do Enem

Por Aline Saavedra (SECOM)
22/01/2021 16h10

No próximo domingo (24), estudantes de todo o Brasil irão participar do segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A exemplo do domingo passado, que resultou em uma operação satisfatória, a Secretária de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) manterá as ações de prevenção. Sete mil agentes de segurança pública estão envolvidos em todo o processo. 

A Operação Enem é coordenada pela Segup e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e dará apoio na realização da segunda fase das provas do Enem 2020, em todo o Estado, colaborando com a segurança da distribuição das provas no último dia do exame. “A segunda fase do Enem possui um período menor de realização de prova e a tendência é que seja um uma operação mais tranquila. Mas, todo o aparato da segurança pública utilizado no primeiro domingo será mantido. Estaremos a postos para agir preventivamente para que nenhuma ocorrência seja registrada durante a aplicação do exame, mas se ocorrer nós estaremos aptos para fazer o que for necessário”, pontuou o secretário adjunto de operações da Segup, Coronel Alexandre Mascarenhas. 

A operação conta com a integração dos Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo e Fluvial da Segup, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guardas Municipais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o certame.

Para esta segunda fase, a Segup irá manter o planejamento para que o exame ocorra dentro da normalidade, garantindo que as provas cheguem rapidamente nos locais de aplicação no Estado, promovendo a segurança não só na entrega dos lotes, mas também durante o processo da realização do certame.

No domingo, as ações iniciarão às 6h com a escolta das provas pela Polícia Militar e no deslocamento dos malotes, até os mais de 900 locais de aplicação, distribuídos em 80 municípios paraenses, onde o Exame será aplicado.

Descentralização – Este ano, assim como já utilizado nas Eleições 2020, a segurança pública implementará os Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR), nos municípios de Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba e Altamira. As unidades serão coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, na Capital, que irá abranger também, toda a Região Metropolitana de Belém (RMB). 

As informações acerca dos transportes das provas, bem como, o início e finalização da mesma serão repassadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, no Distrito Federal (DF), por meio do Sistema Córtex. Os Centros funcionarão nos dois dias das provas. Em Belém, o CICCE funcionará no plenário da Secretaria de Segurança Pública do Estado, na rua Arcipreste Manoel Teodoro, 305. 

Videomonitoramento - No dia do exame, a movimentação nos locais de provas contará com o monitoramento eletrônico de mais de 170 câmeras espalhadas nos principais pontos da Região Metropolitana de Belém. A previsão de término é até às 22h, depois da coleta das provas e do direcionamento para o local de correção, no estado de São Paulo.

Haverá aplicação do Exame em 80 municípios do Estado. Na capital, a segurança nas escolas do município ficará a cargo da Guarda Municipal de Belém. Nas escolas estaduais e particulares, em Belém e no interior, a segurança será de responsabilidade da Polícia Militar. 

Logística - Os malotes com as provas do Enem já chegaram ao Pará e foram imediatamente distribuídos para os quatro centros regionais do interior, nos municípios de Marabá, Santarém, Altamira e Itaituba.

O Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu) dá apoio na segurança e fiscalização dos portos para garantir uma chegada tranquila aos alunos que se deslocam das regiões ribeirinhas para prestarem o Exame na Capital.