Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E SAÚDE

Seel capacita professores para a volta do Vida Ativa na Terceira Idade

Em 2020, o Programa atendeu cerca de dois mil idosos no Mangueirão e Escola de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa), entre outros núcleos

Por Carol Amorim (SEEL)
22/01/2021 13h55

Em plena ação uma das turmas da terceira idade assistida pelo programa Vida Ativa da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) O calendário de 2021 das atividades esportivas está próximo de ser iniciado e o momento é de planejamento das ações voltadas para a retomada das aulas do programa Vida Ativa na Terceira Idade. Com esse foco, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) realizará a 1ª Semana de Planejamento e Formação Continuada, voltada a professores e técnicos, com início nesta segunda-feira (25) até o dia 27, na sede do órgão, no Mangueirão, em Belém.  

A programação terá roda de conversa, com temas relacionados aos cuidados com a saúde mental do idoso, a serem enfrentados no retorno das aulas, bem como orientações acerca do controle e conmbate à  contaminação do coronavírus. Os profissionais convidados para debater os assuntos são o professor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), doutor Evitom Correa, e a psicóloga, Arianny Ferreira. 

“Faremos o que está preconizado com relação à proteção contra a Covid-19, como as demarcações para permitir o distanciamento, por exemplo. Essa capacitação faz parte de uma estratégia, de fazer os profissionais lidarem com essa nova realidade garantindo não somente a segurança deles, mas, sobretudo dos idosos”, explica Arlindo Silva, secretário de Esporte e Lazer.

O Vida Ativa desenvolve práticas esportivas, como a da natação, em vários núcleos do Programa distribuídos em Belém De acordo com a coordenadora do Vida Ativa, Márcia Reis, a proposta é de uma iniciativa que trabalhe diversas frentes e que englobe todos os profissionais que atuam no programa. “O planejamento é muito importante para facilitar a visualização dos problemas a serem enfrentados e a descoberta das possíveis soluções. Com o retorno gradual das atividades cotidianas, teremos que lidar com um público que está vivenciando uma pandemia e é muito importante que todos os profissionais envolvidos estejam preparados para enfrentar esse novo desafio”, disse a coordenadora. 

No último dia da programação, será feito o planejamento anual e a discussão acerca da efetiva reorganização, bem como a definição da data de retorno e das demais atividades previstas para este ano.  

Programa – Em 2020, o Vida Ativa atendeu cerca de dois mil idosos, nos núcleos da Tuna Luso Brasileira, Escola Triunfo, Escola de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Associação dos Servidores da Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Asalp) e Estádio Olímpico do Pará-EOP/ Mangueirão. Devido ao cenário pandêmico as aulas foram suspensas.