Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

Governo do Estado aumenta número de voos para transferência de pacientes de Oriximiná

Equipe do governo esteve no Hospital Municipal garantindo que os pacientes serão levados para outros municípios do oeste paraense

Por Bruna Brabo Secom (SECOM)
20/01/2021 21h34

A agenda de trabalho da equipe do governo do Estado em municípios da região da Calha Norte, no Oeste do Pará, incluiu no final da tarde desta quarta-feira (20) a visita ao Hospital Municipal de Oriximiná, que atende pacientes com Covid-19. O secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, Henderson Pinto, e o secretário adjunto de Estado de Saúde Pública, Sipriano Ferraz, foram verificar o atendimento oferecido à população.O Estado já garantiu uma megaoperação para transportar pacientes de Covid-19 de Oriximiná para outros municípios

“Nós conseguimos montar uma megaoperação, aumentando o número de aeronaves para fazer as transferências de pacientes mais graves para os leitos que o Estado oferece em Juriti, Itaituba e Santarém,” informou Henderson Pinto.

Para esta quinta-feira (21) está programada a transferência via aérea de 10 pacientes que estão em municípios da Calha Norte para unidades da rede hospitalar estadual nas regiões do Baixo Amazonas e Tapajós.

Para atender Oriximiná, o governo oferece o serviço de transporte aeromédico e está doando equipamentos para o Hospital Municipal, como bombas de infusão para auxiliar no tratamento dos pacientes que precisam de respiradores.

O Estado, por meio de auxílio financeiro emergencial, garante as ações de saúde no enfrentamento à pandemia de Covid -19, já tendo disponibilizado para Oriximiná, em dezembro último, R$ 1.500.000,00.

Oferta de oxigênio - Após o pedido do governo do Estado, o Ministério da Defesa autorizou o deslocamento de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar uma usina de oxigênio hospitalar, adquirida pela Prefeitura de Oriximiná. A previsão de chegada do voo à sede de Oriximiná é por volta de meia-noite desta quinta-feira (21).

“O governo está monitorando as condições de saúde dos municípios que estão no extremo oeste do Estado, na divisa com o Amazonas, com diversas estratégias. Estamos unidos, trabalhando para garantir saúde para a nossa população”, afirmou o governador Helder Barbalho.

“Estamos fazendo um trabalho com a empresa que fornece gás para os municípios, para que venham dar o suporte técnico e também auxiliar na rede de gás, colocando pra funcionar as unidades de saúde da melhor maneira possível para salvar mais vidas aqui no Oeste do Pará”, ressaltou o secretário regional.Já está confirmada a transferência via aérea de 10 pacientes da Calha Norte para unidades hospitalares no Baixo Amazonas e Tapajós

Início da vacinação - Gratidão e felicidade marcaram o início da vacinação contra a Covid-19 no Hospital Municipal de Oriximiná. A técnica de enfermagem da unidade, Socorro Canuto, foi a primeira profissional de Saúde a receber a vacina na cidade. Ela atua há 25 anos no hospital. “Fiquei surpresa em saber que ia ser a primeira. Eu tenho medo de vacina, mas na hora eu fiquei emocionada. Desde março de 2020 eu tô aqui na linha de frente. Pra mim é um chamado de Deus, e eu aceitei o desafio. Tive medo, a gente não sabia o que ia encontrar, mas ao longo do tempo fomos superando e continuaremos a lutar”, disse a profissional.

De acordo com informações da Prefeitura, foram disponibilizadas 1.450 vacinas para atender 22 aldeias indígenas em Oriximiná e 330 para os profissionais de saúde que estão na linha de frente. “A gente espera logo superar este momento, para que toda a população seja vacinada. A gente tenta sensibilizar a população do perigo”, acrescentou o prefeito Willian Fonseca.