Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Estado retoma ações do 'TerSaúde' no Icuí e Terra Firme neste sábado (16)

No domingo (17), o programa vai até os bairros Guamá e Benguí, levando novidades

Por Giovanna Abreu (SECOM)
16/01/2021 13h27

A partir deste sábado (16), estão de volta os atendimentos do projeto ‘TerSaúde’, que faz parte do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do governo do Estado. Os moradores dos bairros do Icuí e Terra Firme receberam serviços essenciais de prevenção à saúde, cidadania e atividades educativas. Neste domingo (17), é a vez do Benguí e Guamá receberem a ação, em Belém.

Em média, foram atendidas mais de 100 pessoas em cada território neste sábado (16). As ações ocorreram na Escola Estadual Maria de Nazaré Marques, no bairro Icuí, em Ananindeua, e na UIPP (Delegacia de Polícia), na Terra Firme, em Belém.

Somente em 2020, o projeto realizou 86.499 atendimentos e levou serviços essenciais à população dos bairros atendidos. O ‘TerSaúde’ havia sido suspenso devido à pandemia da Covid-19, enquanto a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) desenvolveu e segue com os serviços da Policlínica Itinerante. 

As ações do projeto são realizadas pela Sespa desde 2019, nos sete territórios já definidos na Região Metropolitana, sendo cinco em Belém (nos bairros Cabanagem, Terra Firme, Jurunas, Benguí e Guamá), um em Ananindeua (no Icuí) e um em Marituba (São Francisco/Nova União).

SERVIÇOS

- Consultas médicas com clínico geral, ginecologia e pediatria;

- Aferição de PA, Glicemia e temperatura;

- Encaminhamentos para consultas e exames especializados através da Regulação;

- Palestras educativas, rodas de conversas, debates e encaminhamentos como ações preventivas sobre temas de saúde: ‘Janeiro Branco’, desenvolvido pela Coordenação da Saúde Mental da Sespa; assim como ‘Violência contra a mulher, prevenção e pacto da mortalidade materna’, que é um plano prioritário do Governo;

- Distribuição de kits de higiene bucal, que faz parte do novo programa estadual Saúde Bucal por todo o Pará, desenvolvido nas escolas paraenses, enfatizando a importância da higienização e cuidados com os dentes;

- Atendimento com psicólogo;

- Testes rápidos de sífilis, hepatite B e C, IST;

- Vacinação: Sarampo e H1N.

NOVIDADES

A nova versão de 2021 do ‘TerSaúde’ trouxe a oferta de novos serviços, com a integração de mais coordenações da Atenção Básica do Estado. Segundo Alessandra Amaral, coordenadora do projeto e da Sespa no TerPaz, agora é possível realizar também o cadastro de Passe Livre para pessoas com deficiência (Prodepa), assim como o cadastro para entrega de cadeira de rodas, órtese e prótese (Ciir) e o emprego das técnica PICs (Práticas integrativas e complementares na saúde) com a Auriculoterapia.

"Trabalhamos para a ampliação deste projeto por todo o Pará. Teremos Usinas da Paz em Canaã dos Carajás, Marabá e Parauapebas. Também trabalhamos com a proposta de garantir os serviços em Altamira, além da Região Metropolitana de Belém, Ananindeua e Marituba", informa a coordenadora.

De acordo com Juliana Barroso, diretora-geral do Núcleo de Articulação da Cidadania, da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), o diferencial deste projeto é levar até a comunidade um serviço de qualidade, com atuação integrada, para buscar a prevenção de doenças e melhorar a qualidade de vida dos paraenses.

“Retomar essa parceria é uma grande satisfação. A saúde é uma pasta super importante no programa. Trabalhar com a prevenção de doenças só traz ganhos, tanto para a população, como para o Estado. Todos os sábados e domingos, a partir deste final de semana, estaremos levando serviços a quem precisa”, assegura.

DOMINGO

Neste domingo (17), no bairro do Benguí, os serviços serão disponibilizados na Escola Estadual Maria Luiza da Costa Rêgo (Rua Lameira Bittencourt, s/n, próximo à Feira) e no Guamá, na Escola Municipal Edson Luís (Rua Barão de Igarapé Miri, 1415).

Os interessados devem levar o Cartão Nacional do Sus e o documento de identificação oficial com foto para receber todo e qualquer atendimento, das 8h às 13h.