Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APOIO PERMANENTE

Assistência da Emater é decisiva para a ampliação da piscicultura no sul do Pará

Os escritórios locais da Empresa auxiliam produtores com repasse de conhecimento e elaborações de projetos que facilitam o acesso a linhas de crédito

Por Etiene Andrade (EMATER)
15/01/2021 18h54

A criação em tanques escavados aumenta a produção de peixes no sul do ParáHá 11 anos, o piscicultor Crisley dos Santos Alves, de Conceição do Araguaia, município do sul do Pará, fez seu primeiro tanque para a produção de peixes, com o apoio do escritório local da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). “Desde o início eu fui incentivado pela Emater aqui em Conceição do Araguaia, o que foi essencial para eu me desenvolver. Com a assessoria deles tive acesso a várias linhas de financiamento, que paguei direitinho, e pude acessar outras. Por isso, fui crescendo e pude ampliar. Hoje já tenho 55 tanques”, conta o produtor.Técnicos da Emater e o produtor Crisley dos Santos Alves, que adquiriu a retroescavadeira com financiamento do Pronamp

Ao longo dos anos, o produtor precisou ampliar a quantidade de tanques e adquirir novos equipamentos. O mais recente foi uma retroescavadeira, cujo projeto de financiamento foi elaborado pela Emater. “O escritório local da Emater de Conceição do Araguaia, por meio da Agência Banco do Brasil, conseguiu o financiamento, via Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural), de uma máquina retroescavadeira para o piscicultor Crisley Santos, para construção de tanques escavados”, informa Leandro Gomes dos Santos, chefe do escritório local da Emater no município.

Conceição do Araguaia ganha destaque na piscicultura, com cerca de 200 produtoresAtualmente, Conceição do Araguaia tem em média 200 piscicultores, que cultivam em tanques escavados. “Conceição do Araguaia é um dos principais municípios na produção de peixe no Pará, e o piscicultor Crisley, com 55 tanques escavados, é o maior produtor do Estado”, atesta Leandro dos Santos.

Acompanhamento - A Região de Integração Araguaia, que entre seus 15 municípios inclui Conceição do Araguaia, tem se destacado no cenário da piscicultura, com o acompanhamento permanente das equipes técnicas da Emater, a fim de garantir eficiência na produção.

O Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural, que vem permitindo a aquisição de novos equipamentos aos produtores, visa promover o desenvolvimento das atividades rurais mantidas por produtores de médio porte, proporcionado geração de empregos no campo e, consequentemente, o aumento da renda familiar.