Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SALVAR VIDAS

Governo abre 40 leitos em Belém para pacientes de Covid-19 do Amazonas

Em Belém são 10 leitos de UTI e 20 leitos clínicos no Hangar e 10 leitos de UTI neonatal na Santa Casa

Por Bruno Magno (SEOP)
15/01/2021 12h11

Hospital de Campanha do Hangar tem capacidade para até 420 leitos e a taxa de ocupação atual é de 57%Conforme anunciou na quinta-feira (14), o governador do Pará, Helder Barbalho, disponibilizou 30 leitos para pacientes com a Covid-19 vindos do Amazonas. Os doentes serão acolhidos no Hospital de Campanha do Hangar, em Belém, que já preparou 10 leitos de UTIs e 20 leitos clínicos para receber a demanda do estado vizinho a partir deste sábado (16). O Amazonas ficará responsável pelo transporte destes pacientes, de Manaus até Belém.

Na tarde desta sexta-feira (15), Helder Barbalho comunicou em suas redes sociais que já informou também ao governador do Amazonas, Wilson Lima, que estão disponibilizados novos 10 leitos de UTI neonatal na Fundação Santa Casa, em Belém. "Estamos prestando todo o apoio possível à população amazonense'', afirmou o governador em seu Twitter, na desta desta sexta-feira.

As medidas tomadas pelo governo estadual querem contribuir para salvar vidas, já que o Amazonas vive um colapso na saúde após alta de casos da Covid-19. Há fila crescente de pacientes aguardando leitos, e  também há o aumento na letalidade da doença.

O Governo do Pará, também, instala neste sábado (16) 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Juruti, na divisa com o Amazonas, para facilitar a estratégia de atendimento a Juruti e ainda aos municípios da região da Calha Norte, como Faro, Terra Santa e Óbidos. A instalação resulta de parceria com instituições locais.   

Hospital de Campanha do Hangar

O Hospital de Campanha do Hangar tem capacidade para expansão de até 420 leitos. A taxa de ocupação atual é de 57%.

O Governo do Pará reforça que os níveis de oxigênio no Estado seguem regulares, atendendo às demandas. As fábricas das empresas fornecedoras do produto, implantadas no Pará, estão com capacidade de estoque e, inclusive, dando suporte no atendimento ao estado do Amazonas.

Calha Norte

Apesar da estabilidade de casos e internações na região Oeste do Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) abrirá, neste sábado (16), 10 leitos de UTI com regulação estadual em Juruti. A medida é preventiva. 

A instalação dos 10 leitos de UTI neste sábado (16), no Hospital 9 de Abril, em Juruti, ocorrerá paralela as articulações de estratégias para o envio de médicos intensivistas, que garantam o atendimento de casos de alta complexidade, caso haja necessidade.