Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JANEIRO BRANCO

Hospital de Clínicas usa terapia ocupacional no tratamento de bipolaridade e outros transtornos

Entre os pacientes beneficiados pela terapia há muitas crianças com diagnósticos de doenças emocionais

Por Carol Menezes (SECOM)
14/01/2021 21h27

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém, já vem oferecendo a vários pacientes com doenças emocionais o acompanhamento com terapeuta ocupacional. Os efeitos positivos dessa iniciativa já são vistos pelos profissionais e familiares. O pai de uma paciente diagnosticada com bipolaridade, que a acompanha nas sessões com o terapeuta, conta que "tivemos problemas familiares, que se refletiram na forma como ela reagiu desde os dois anos de idade. Buscamos a terapia ocupacional porque é uma saída para melhorar o humor, ativar nela um senso organizacional que já percebemos em casa. Ela organiza as próprias coisas, o próprio tempo, ajuda nas tarefas domésticas", relata o pai, atestando a eficiência do tratamento.

Terapeuta ocupacionl, Marcia Nunes acompanha pacientes com doenças emocionais, atuando para que eles tenham autonomia A terapeuta ocupacional Márcia Nunes acompanha vários pacientes, a maioria crianças, e afirma que o grande diferencial desse trabalho é a ênfase na saúde mental. "Na verdade, a T.O. (Terapia Ocupacional) é uma grande aliada nessa atuação. Em vários diagnósticos tentamos trabalhar a inclusão e tornar os pacientes mais independentes e autônomos. Há casos em que trabalhamos a coordenação, o humor, a atenção, a concentração. Às vezes, há dificuldade na escola porque não consegue aprender. Vamos trabalhando de acordo com a demanda do paciente", detalha a profissional.

O ambulatório foi criado há poucos meses, quando o HC precisou de um espaço de atendimento para servidores da unidade hospitalar que retornavam ao trabalho presencial após os meses mais críticos da pandemia de Covid-19. "Percebemos que, além dos adultos com sintomas de ansiedade, angústia e nervosismo diante do cenário pandêmico, havia uma demanda de crianças também precisando dessa atenção, e pais com dificuldade de entender a necessidade desses cuidados. Passamos a também assisti-las, no sentido de trabalhar o potencial de habilidades de cada um", informa a terapeuta ocupacional.

Saúde mental - O “Janeiro Branco” é uma campanha nos mesmos moldes das iniciativas “Outubro Rosa’, de incentivo à prevenção ao câncer de mama, e “Novembro Azul”, de conscientização sobre o câncer de próstata. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional.

A terapia ocupacional propõe um cuidado com ênfase no indivíduo (não na doença), na atenção psicossocial e no cuidado compartilhado entre os diversos profissionais que fazem parte do tratamento, a família, a sociedade e outros elementos que fazem parte da vida do paciente.