Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segup deflagra Operação Enem com mais de sete mil agentes

As ações envolvem instituições como Seduc, Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo e Fluvial da Segup, Detran e instituições parceiras

Por Walena Lopes (SEGUP)
14/01/2021 12h02

Segup tem tudo pronto para Operação Enem em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) Mais de sete mil agentes de segurança pública estarão mobilizados para atuarem em uma ação especial nos próximos dois finais de semana. A Operação Enem, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), já está planejada para dar apoio na realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, em todo o Estado, colaborando com a logística na segurança da distribuição das provas nas duas fases do certame nacional, dias 17 e 24 de janeiro. No Pará, cerca de 330 mil estudantes farão o Enem.

As ações envolverão, de forma integrada, representantes de diversas instituições, como Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo e Fluvial da Segup, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guardas Municipais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o certame.

“Estaremos este ano com o Enem diferenciado, por conta da pandemia do novo coronavírus. Em razão disso, todo o esquema de segurança, que sempre foi utilizado nas provas anteriores do Enem serão mantidos, além disso observando todas medidas de precaução e protocolos das organizações de saúde", afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Ualame Machado.

Ele acrescentou que a Segup dá o apoio necessário à distribuição das provas, "com escolta, vigilância nos pontos principais de provas para que possamos evitar qualquer tipo de ocorrência na área criminal, mas também as aglomerações desnecessárias, que venham a ocorrer”.

Já no sábado, 16, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) fará o transporte das provas para a cidade de Anajás, no arquipélago do Marajó. A viagem até o local é feita somente de barco e leva dois dias, com o modal aéreo, o traslado ocorrerá em apenas uma hora. 

Nos dias das provas, as ações iniciarão às 6h com a escolta das provas pela Polícia Militar e no deslocamento dos malotes, até os mais de 900 locais de prova, distribuídos em 80 municípios paraenses, onde o Exame será aplicado.

Descentralização – Este ano, assim como já utilizado nas Eleições 2020, a segurança pública implementará os Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR), nos municípios de Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba e Altamira. As unidades serão coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, na Capital, que irá abranger também, toda a Região Metropolitana de Belém (RMB). 

As informações acerca dos transportes das provas, bem como, o início e finalização da mesma serão repassadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, no Distrito Federal (DF), por meio do Sistema Córtex. Os Centros funcionarão nos dois dias das provas.

Em Belém, o CICCE funcionará no plenário da Secretaria de Segurança Pública do Estado, na rua Arcipreste Manoel Teodoro, 305. 

“Estaremos a postos também com o nosso Centro Integrado funcionando, como sempre esteve, de forma integrada com a presença de todos os órgãos envolvidos nesse processo. Eles estarão atuando no Centro Integrado de Comando e Controle, coordenado pela Segup, contando com a presença dos órgãos, tanto da esfera Municipal quanto Estadual, Federal, de Educação e Logística, reunidos em um único local, podendo dirimir quaisquer dúvidas e resolver eventuais problemas que possas ocorrer, destacou o secretário.

Ualame Machado enfatizou, também, que o Centro Centro Integrado de Comando e Controle, coordenado pela Segup, "funcionará como mediador do que ocorrer para que possamos atuar com a solução imediata. Nossa expectativa é de que tudo ocorra dentro da normalidade e do programado para a realização das provas”. 

Vídeomonitoramento - No dia do exame, a movimentação nos locais de provas contará com o monitoramento eletrônico de mais de 170 câmeras espalhadas nos principais pontos da Região Metropolitana de Belém. A previsão de término é até às 22h, depois da coleta das provas e do direcionamento para o local de correção, no estado de São Paulo.

Haverá aplicação do Exame em 80 municípios do Estado. Na capital, a segurança nas escolas do município ficará a cargo da Guarda Municipal de Belém. Nas escolas estaduais e particulares, em Belém e no interior, a segurança será de responsabilidade da Polícia Militar. 

Logística - Os malotes com as provas do Enem já chegaram ao Pará e foram imediatamente distribuídos para os quatro centros regionais do interior, nos municípios de Marabá, Santarém, Altamira e Itaituba.

O Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu) dá apoio na segurança e fiscalização dos portos para garantir uma chegada tranquila aos alunos que se deslocarm das regiões ribeirinhas para prestarem o Exame na capital, Belém.