Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERPAZ

Estado retoma ações e serviços do 'TerSaúde' no próximo final de semana

O projeto havia sido suspenso devido à pandemia, mas volta com serviços de saúde e orientações em bairros de Belém e Ananindeua

Por Caroliny Pinho (SESPA)
12/01/2021 18h55

A partir do próximo sábado (16) estarão de volta os atendimentos do “TerSaúde”, projeto que faz parte do Programa TerPaz, nas ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) nos sete territórios já definidos na Região Metropolitana, sendo cinco em Belém (nos bairros Cabanagem, Terra Firme, Jurunas, Benguí e Guamá), um em Ananindeua (no Icuí) e um em Marituba (São Francisco/Nova União). Somente em 2020 o projeto realizou 86.499 atendimentos e levou serviços essenciais à população dos bairros atendidos, visando amenizar a demanda da atenção básica à saúde no sistema público. No sábado e domingo (16 e 17), as ações serão realizadas das 8 às 13 horas.Atendimento em saúde, como consultas e verificação de pressão arterial, estão entre os serviços disponíveis

“O ano de 2020 foi desafiador para todos, e as nossas ações em parte foram voltadas ao atendimento contra a Covid-19, por isso mudamos o perfil de atendimento e as estratégias, a fim de atender às necessidades do momento. Adequamos as ações do TerSaúde e buscamos suprir a necessidade local”, informou Alessandra Amaral, coordenadora do TerSaúde e da Sespa no TerPaz. 

“Hoje, a Sespa é um dos pilares essenciais do nosso programa, por conta do comprometimento que ela tem com o TerPaz e a população. Trata-se de um projeto muito importante, quando a gente pensa no trabalho desenvolvido em relação à prevenção da saúde e ao impacto que isso causa na vida de todos. Os atendimentos são humanizados, a equipe é preparada e quem ganha com tudo é a sociedade”, afirmou Juliana Barroso, diretora-geral do Núcleo de Articulação da Cidadania, da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac). 

Saúde e conscientização - As atividades do “TerSaúde” foram interrompidas no final da primeira quinzena de dezembro de 2020, mas serão retomadas aos finais de semana nas escolas estaduais e outros pontos escolhidos pela direção do Programa TerPaz. Serão ofertadas consultas ginecológicas, pediátricas e com clínico geral, e ainda aferição de pressão arterial, teste de glicemia e encaminhamento para consultas e exames especializados, por meio da Central de Regulação.

Em todas as ações também serão oferecidos conhecimentos, por meio de palestras educativas sobre temas de interesse geral, como saúde feminina, prevenção de violência contra a criança e a mulher, prevenção à Covid-19 e saúde oral, além da distribuição de kits para higiene bucal. As ações do TerSaúde oferecem à população a oportunidade de prevenir doenças, com atendimento médico e orientações

Neste ano, o objetivo da equipe é aumentar o número de pessoas atendidas. “Nossa expectativa sempre será superar os números de atendimentos anteriores e beneficiar a população que tanto necessita desses serviços. Que possamos, em 2021, estar presentes, através das ações do governo do Estado, em todos os bairros que compõem os territórios do Terpaz, e com a inauguração das Usinas da Paz também atender, de segunda a sexta, todos que procurarem por serviços médicos, odontológicos, psicológicos, entre outros, que as Usinas irão ofertar para os territórios”, reiterou Alessandra Amaral.

O usuário que deseja ser atendido em uma das ações do “TerSaúde” precisa apenas se dirigir a um dos pontos de atendimento durante os finais de semana, portando documento de identificação e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Serviço: Ações do Projeto TerSaúde:

Dia 16 de janeiro de 2021 (sábado), das 8 às 13 h

Escola Estadual Maria de Nazaré Marques Rios – Rua São Pedro, s/n, Bairro Icuí - Ananindeua

UIPP (Delegacia de Polícia) – Avenida Celso Malcher.

Dia 17 de janeiro de 2021 (domingo), das 8 às 13 h

Escola Estadual Maria Luiza da Costa Rêgo - Rua Lameira Bittencourt, s/n, próximo à Feira do Benguí. 

Escola Municipal Edson Luís - Rua Barão de Igarapé Miri, 1415. Bairro do Guamá