Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PAA

Com apoio da Emater, agricultor fornece mais de 2t de melancia para programa de alimentos

Fruta é entregue para o Hospital Municipal e para o Centro de Referência de Assistência Social de São João do Araguaia

Por Etiene Andrade (EMATER)
08/01/2021 11h30

Agricultor Hugo Pacheco e sua produção de melanciasO agricultor Hugo Pacheco entrou o ano de 2021 com o pé direito. Produtor rural desde muito jovem, ele começou na agricultura ajudando o pai, também agricultor. Com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), ele teve, além de uma boa colheita de melancia, a garantia de consumidor para todo o seu produto, que é cultivado na comunidade de Ponta de Pedra do Araguaia, localizada às margens do Rio Araguaia, a cerca de 50 quilômetros da sede do município de São João do Araguaia, no sudeste do Pará.

“Eu fiquei muito satisfeito com o resultado e a Emater me ajudou desde o início com o preparo da área, me acompanhando até a colheita e o fornecimento para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além da melancia, agora pretendo fornecer outros produtos para o programa, como milho, feijão, macaxeira, um pouco de cada”, comemora o agricultor.

Hugo Pacheco é um dos 27 agricultores de São João do Araguaia que recebem atualmente assessoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural para a produção e venda de seus produtos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), como esclarece o coordenador do escritório local de São João do Araguaia, Paulo César Rodrigues.

“Ele investiu em um hectare de plantio de melancia irrigado na modalidade de aspersão e colheu o que plantou. Após a colheita, forneceu 2.100 kg do fruto para o Hospital Municipal e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), por meio do PAA. Nós, do escritório local da Emater, já orientamos os agricultores locais para a inserção de seus produtos no PAA há aproximadamente 10 anos. Além do auxílio para a organização da produção, fornecemos todo o apoio para a parte burocrática que envolve a documentação necessária para participar dos programas”, explica.

Entre os produtos disponibilizados pelos agricultores para os programas estão: queijo, macaxeira, hortaliças, frutas e polpas de frutas.

PAA

Segundo informações da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social, do Ministério da Cidadania, o PAA foi criado em 2003 com a finalidade de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, por meio da compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação. Os alimentos adquiridos pelo programa são direcionados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.