Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

GRAESP completa 5 mil horas de voo em dois anos e conquista marca histórica desde a sua criação

Grupamento Aéreo de Segurança Pública esteve presente no combate à incêndio, salvamentos de vítimas e no combate à Pandemia do novo coronavírus

Por Evaldo Júnior (PC) (PC)
06/01/2021 16h30

Imagine a dificuldade de deslocamento em um região com mais de 1 bilhão e 200 milhões de metros quadrados. Agora, some a essa imensidão com mata fechada e muitos rios. Este é o cenário do Pará. Mesmo com estradas em boas condições, chegar de uma ponta a outra no Estado pode levar dias. Mas o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) encurta as distâncias e ajuda o paraense em momentos de maior urgência. 

Foi assim no combate ao incêndio na mata de Alter do Chão, que fica no município Santarém em setembro de 2019. O grupamento auxiliou no combate às chamas com parte das suas 11 aeronaves.

No ano passado, no auge da pandemia de Covid-19, a corporação de 101 servidores também atuou em voos que cobriram todas as regiões do Pará no transporte de álcool em gel, equipamentos de proteção individual (EPIs), medicamentos, respiradores e profissionais de saúde. Foram 650 horas de voos exclusivos para enfrentamento à Covid em 2020.

A corporação também esteve presente nos balneários paraenses na “Operação Festas Seguras”, realizadas neste fim de ano. Neste tipo de ação, o Graesp atua para evitar acidentes, mas age em casos extremos como na tarde da última sexta-feira (1º), quando agentes regataram uma mulher de 26 anos na Praia do Atalaia em Salinópolis, nordeste do Estado. Ela havia sofrido uma convulsão dentro d'água e foi retirada do mar com o apoio do helicóptero. Após o resgate, a vítima foi levada ao hospital no próprio helicóptero do Grupamento Aéreo, para receber atendimento especializado, e já está recuperada.

Para o diretor do Graesp, Coronel Armando Conceição de Moraes Gonçalves, essa atuação só está sendo possível graças ao reconhecimento dado pelo governo do Estado:

“Na gestão do governador Helder Barbalho, nós tivemos muito mais investimentos. Tivemos mais valorização de servidor, mais treinamentos para o nosso efetivo. Desta forma, a gente mantém o nível de eficiência e qualidade que o governo exige e à população merece. Só para se ter uma ideia, entre os anos de 2019 e 2020, foram 5 mil horas voos, número inédito deste da criação do Graesp. Em nenhuma operação tivemos acidentes”, enfatizou o coronel. 

Ainda segundo o Coronel Armando, nunca se fez tantas operações com apoio do Graesp no Pará. Além das ações já citadas no inicio desta reportagem, o Diretor fez questão de pontuar a importância social do grupamento: “Vamos a regiões isoladas no nosso Estado. Levamos Saúde, cidadania a quem mais precisa. Também serviços ao nosso Governador, para que ele veja de perto a necessidade do povo paraense, que muitas vezes não tem o básico”. 

Reconhecimento - Para o secretário de segurança pública, Ualame Machado, o trabalho desenvolvido pelo Graesp ao longo dos 16 anos de atuação é fundamental, principalmente em um estado como o Pará. "O Graesp é empregado em missões que, pela rápida resposta, pode definir a vida ou não de uma pessoa. É um grupamento que possui um leque de atuação muito amplo, passando por operações policiais, transporte de animais para unidades de conservação ambiental, de pacientes e muitas outras funcionalidades", destacou o titular da Segup.

Estrutura - Em todo o Pará há cinco bases do Graesp, localizadas em Belém, Altamira, Marabá, Redenção e Santarém. Integram o grupamento 101 servidores das polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros Militar, principalmente nas funções de piloto, mecânico de aeronave e gestor administrativo. As aeronaves utilizadas são 11: cinco helicópteros e seis aviões, todos em perfeito estado de conservação.