Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Emater formaliza cooperação técnica com Escola Fazendinha

Ações já ocorrem há quase duas décadas, envolvendo assistência técnica e respeito ambiental

Por Etiene Andrade (EMATER)
06/01/2021 11h26

Uma parceria de 17 anos foi formalizada na tarde de terça-feira (5), com a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e o Instituto Pobres Servos da Divina Providência, por meio do Centro Educacional de Marituba - Escola de Atividade Complementares Fazendinha Esperança.

A parceria firmada com o escritório local da Emater em Marituba já existe desde 2004, sendo voltada a assistência técnica nas áreas desenvolvidas pela Fazendinha, que estão dentro da atuação da Emater, como piscicultura, produção de mudas, produção de hortaliças e reaproveitamento de alimentos, sempre com respeito à questão ambiental.

“A gente entra como escritório local nas vertentes relacionadas com a capacitação, montando um cronograma de atividades juntos ao instituto, e, por sua vez, a Escola Fazendinha entra com o processo de articulação com as famílias que naquele momento estão sendo atendidas pela escola”, explica o engenheiro agrônomo Valdeides Marques, supervisor adjunto do Regional das Ilhas, que engloba o escritório local de Marituba, pelo qual a parceria se originou.

O supervisor também ressalta que, com a assinatura da cooperação técnica, a parceria de consolida e se amplia. “Com a assinatura, essa parceria poderá se ampliar para a além do escritório local e vai favorecer também essa troca, pois a Fazendinha poderá ser um espaço de capacitação de técnicos de outros municípios da Emater, que vão poder conhecer essa experiência de parceria enriquecedora tanto para a Fazendinha, quanto para a Emater”, acrescenta.

A Escola Fazendinha atende diretamente 330 crianças e 250 famílias de Marituba. Para engenheira agrônoma Antônia Aleixo, assessora técnica do Instituto Pobres Servos da Divina Providência, a formalização da cooperação consolida uma importante parceria.

“Há 17 anos, a gente vem dando esse acompanhamento para a comunidade com a formação e capacitação de jovens em linha de risco e essa parceria com a Emater nos ajudou muito a alcançar resultados, como a empregabilidade e a geração de renda, incentivando e motivando trabalhos de impactos sociais”, considera a assessora.

A assinatura contou com a presença de assessores e gestores da Emater e da Escola Fazendinha. Para o padre João Pilotti, presidente do Instituto Pobres Servos da Divina Providência e diretor operacional do Centro Educacional, a assinatura do termo de cooperação dá visibilidade a uma parceria que já colheu e ainda produzirá muitos frutos.

“Somo gratos  a Emater pela colaboração que muito contribuiu para o desenvolvimento dos projetos beneficiando centenas de famílias de adolescentes e jovens”, resume o padre sobre os resultados da parceria.

Para a presidente da Emater, Cleide Amorim, os benefícios fazem parte da missão da Empresa para a sociedade. “Esse tipo de parceria traz benefícios que vão além da assistência técnica, pois estamos contribuindo para a mudança de vida das pessoas, dando a possibilidade para que elas possam conquistar novos espaços na sociedade, sonhando e concretizado sonhos. Esse é também papel social da Emater”, conclui a gestora.

A Emater é uma empresa pública de administração indireta do estado do Pará, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Atua há 55 anos e sua missão é promover o desenvolvimento sustentável através do conhecimento, tecnologia, por meio da assistência técnica e extensão rural, assegurando a melhoria da qualidade de vida da sociedade rural.