Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Emater ministra oficina sobre hortas suspensas para agricultores de Afuá, no Marajó

Iniciativa quer incentivar o plantio de hortaliças para ampliar a produção e assegurar alimentação de qualidade aos agricultores familiares

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
22/12/2020 14h41

Dezoito agricultores do município de Afuá, no arquipélago do Marajó, receberam capacitação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) sobre produção e manutenção de hortas suspensas. Os participantes moram às margens do rio Araramã, distante pouco mais de uma hora do centro da cidade e integrantes da Cooperativa Ouro Verde.

Os agricultores receberam orientação técnica para instalação de canteiros e uso de defensivos agrícolasOs agricultores receberam orientação técnica de instalação da estrutura física de canteiros, cobertura e sistema de irrigação, manejo, substrato, adubação, plantio, tratos culturais e colheita. A utilização de defensivos naturais no combate a pragas e doenças, também teve destaque. Os trabalhadores rurais, em sua maioria, lidam com açaizal nativo e também com produtos da biodiversidade local, como murumuru, patauá e ucuuba. 

“O objetivo é incentivar os agricultores a trabalhar com o plantio de hortaliças e ampliar a atuação de atividades. Com a própria horta, terão também alimentação de qualidade e segurança alimentar”, comenta Alfredo Rosas Netto, engenheiro agrônomo e chefe local da Emater no município. Durante a capacitação, o técnico utilizou na demonstração sementes de coentro, alface, repolho e cebolinha. 

Todos os agricultores já comercializam banana, melancia, abacaxi e açaí para dois importantes programas: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae). A expectativa agora é que eles comecem a comercializar as hortaliças a partir de fevereiro de 2021.  

De acordo com o agricultor João Alves, a capacitação foi importante para mostrar como funciona o passo a passo de todo o processo da implantação de horta suspensa, assim como plantio e técnicas de cultivo. 

Os participantes integram a Cooperativa Ouro Verde“Todos ficaram motivados em investir no plantio de hortaliças e assim começar a comercializar também pelo PAA e Pnae, programas tão importantes para os cooperados. Com as hortaliças, os agricultores vão garantir alimentos de qualidade e também uma renda extra no final do mês, já que poderão inserir mais um produto dentro do montante, que já é comercializado”, explicou o trabalhador rural.

O agricultor João Alves afirmou que a atuação da Emater apoia os agricultores do município em diferentes atividades: “é um apoio que tem feito a diferença no dia a dia dos agricultores como um todo. É um trabalho louvável, e a parceria vai continuar para 2021”.

A capacitação de orientação de horta suspensa contou com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio).