Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'GUARDIÃO WEB'

Segup capacita mais de 70 agentes no I Curso de Inteligência em Segurança Pública

Ao promover o curso, o Governo do Pará visa fortalecer as ações de inteligência e integração de dados

Por Walena Lopes (SEGUP)
18/12/2020 21h03

Autoridades da área de segurança pública do Estado ao lado de concluintes do cursoA Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) encerrou nesta sexta-feira (18) o I Curso de Inteligência em Segurança Pública para agentes de segurança do Estado. Iniciado no último dia 30 de novembro, o curso capacitou mais de 70 alunos para o manuseio técnico-legal do Sistema Dígitro Intelle Totum Guardião WEB e Guardião Online. O curso foi realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PM, e as aulas ministradas pelo coronel Humberto Garay e pelo instrutor civil David Alves dos Santos.

O curso foi dividido em dois módulos: “Curso de Inteligência e Investigação de Polícia Judiciária Militar”, voltado aos militares da Corregedoria-Geral e do Centro de Inteligência, e o “Curso de Inteligência em Mídias Sociais”, voltado aos agentes da Polícia Civil, Sistema Penitenciário, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC) e Departamento de Trânsito do Estado (Detran).O coronel Dilson Júnior (e) destacou a importância da capacitação para os processos militares

“Esse projeto incrementa a inteligência de todos os órgãos de segurança pública. Para a Polícia Militar, em especial, é um avanço muito positivo no que se refere aos processos militares realizados pela nossa Corregedoria”, frisou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior. 

O conteúdo do curso teve quatro disciplinas: Interceptação das comunicações telefônicas; Interceptação das comunicações telemáticas; Gestão do conhecimento e Afastamento do sigilo de dados de estação de rádio base, e Monitoramento e análise de mídias sociais, com carga horária total de 160 horas.

Inteligência e integração - A capacitação faz parte da diretriz do Sistema de Segurança Pública de oferecer capacitação e treinamento aos agentes, com o objetivo de fortalecer as ações de inteligência e integração de dados, ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

O titular da Segup, Ualame Machado, com uma das policiais capacitadas para o uso da tecnologia“Mantendo a nossa diretriz de forte investimento em inteligência e integração de dados, estamos finalizando o curso de treinamento de ferramentas de inteligência adquiridas para uso das polícias Militar e Civil, e também para os demais órgãos que compõe o Sistema de Segurança Pública. Os equipamentos são voltados ao auxílio dos procedimentos e inquéritos policiais militares, assim como para as investigações, tanto da Polícia Civil quanto da Militar. Esses equipamentos trazem uma nova tecnologia, criada para o monitoramento de redes sociais e de investigação em nuvens, com o objetivo de estarmos no mesmo passo que as tecnologias utilizadas em todo o mundo para fins investigativos”, explicou o secretário.

Tecnologia – O Sistema Guardião é uma tecnologia utilizada pela Polícia Civil do Pará há mais de 10 anos, sempre com autorização judicial. A tecnologia adquirida pelo governo do Estado, por meio da Segup, é composta de três módulos que ampliam os canais de investigação da polícia judiciária de mil para 1,5 mil, além de pesquisas em qualquer site, incluindo nuvens. Também pode ser utilizada em Inquéritos Policiais Militares (IPM), sempre após autorização judicial.

O Sistema poderá, ainda, ser empregado em investigações contra pessoas físicas e jurídicas, nos termos da legislação vigente, totalizando um investimento de R$ 6,5 milhões. “Esse treinamento é voltado de forma específica para os agentes que atuam na inteligência, com a finalidade de deixá-los aptos a utilizar essas novas ferramentas, fortalecendo assim atividades de segurança com o uso de inteligência e da integração das bases de dados. A conclusão desse curso é mais um passo importante, a fim de modernizar a segurança pública do Pará”, reiterou Ualame Machado.