Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SANTARÉM

Adepará certifica sete agroindústrias de polpas de frutas no oeste paraense

Entrega dos documentos representa a legalização das empresas, que agora podem comercializar seus produtos em todo o Estado

Por Aycha Nunes (ADEPARÁ)
17/12/2020 11h50

Sete agroindústrias de produtos de origem vegetal receberam da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) a certificação de agroindústrias artesanais, na quarta-feira (16), em Santarém. A entrega dos documentos, que representam a legalização das empresas de polpas de frutas, ocorreu na sede do órgão e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hugo Yutaka Suenaga, e do diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo.

“A legalização das agroindústrias artesanais promove segurança alimentar para a população, contribui para a saúde pública, além de gerar emprego e renda para a região. Além do reconhecimento de qualidade, o produto registrado na Adepará tem trânsito livre dentro do Estado, o que significa a possibilidade de ampliação do mercado”, declara Jamir Macedo.

Entrega contou com a presença do titular da Sedap, Hugo Suenaga; e do diretor-geral da Adepará, Jamir MacedoO fortalecimento do comércio local e a retirada de mais empreendedores da informalidade também foi a pauta de reunião entre o diretor-geral da Adepará e o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar. A expectativa é que o número de agroindústrias certificadas aumente ainda mais em 2021.

Registro

Para receber o registro de produção artesanal, o produtor deve se adequar às normas estabelecidas pela Adepará, que preveem melhorias nas instalações, higiene na manipulação e transporte adequado dos produtos, entre outras normas, dentro das exigências sanitárias previstas nas Boas Práticas de Produção.

À Adepará cabe não só fiscalizar esses estabelecimentos e produtos, como também dar orientações por meio de visitas técnicas. O objetivo é fazer com que o produtor possa se adequar às normas e, com isso, garantir que a população tenha acesso a um produto de qualidade.

No caso das agroindústrias de produtos de origem vegetal, este trabalho é realizado pela Gerência do Programa Artesanal Vegetal pela Gerência de Inspeção e Classificação Vegetal e Identificação Florestal (GICVF). Ambas sob supervisão da Diretoria de Defesa e Inspeção Vegetal (DDIV) da Adepará.

“A certificação é garantia de alimentos produzidos dentro dos padrões sanitários. O Selo Artesanal da Adepará garante a qualidade dos produtos, o que significa mais segurança para o consumidor e uma nova oportunidade de negócio para o produtor”, detalha Lucionila Pimentel, diretora de Defesa e Inspeção Vegetal.

Serviço:

Os produtores rurais que tiverem dúvidas ou que estejam buscando registrar sua empresa para que também possam comercializar legalmente sua produção em todo o estado do Pará e atestar a qualidade do seu produto, devem procurar o escritório da Adepará de seu município ou entrar em contato com a Gerência de Produtos Artesanais Vegetal. Os telefones e endereços estão no site da Adepará.