Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE

Projetos ambientais garantem menção honrosa ao Hospital Regional do Sudeste do Pará

Pelo terceiro ano consecutivo, a unidade do governo estadual é reconhecida por projeto que reutiliza água dos aparelhos de ar-condicionado

Por Ederson Oliveira (HRSP)
14/12/2020 12h53

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), obteve um importante reconhecimento nacional na área de sustentabilidade.

Hospital Regional do Sudeste do Pará tem menção honrosa, pelo terceiro ano consecutivo, na edição Seminário Hospitais SaudáveisA unidade do Estado ganhou pelo terceiro ano consecutivo o título de menção honrosa durante a 13ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS).

O evento é uma criação da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES/SP), voltado aos prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país, reconhecendo iniciativas sustentáveis e socioambientais.

Neste ano, em decorrência da pandemia da Covid-19, o seminário foi feito de forma on-line, entre os dias 7 e 10 de dezembro. Durante o evento, o HRSP apresentou projetos desenvolvidos pela Comissão de sustentabilidade da unidade.

De acordo com o diretor Hospitalar, Valdemir Girato, ao longo dos últimos anos, a instituição vem desenvolvendo ações voltadas ao meio ambiente, contribuindo para transformar o hospital em uma unidade de referência em sustentabilidade na região amazônica.

"Somos uma unidade hospitalar localizada no interior da Amazônia, é imprescindível que desenvolvamos projetos e ações que contribuam para a preservação da natureza", ressalta.

PROJETOS

O título de menção honrosa conquistado pelo HRSP foi entregue pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, organizadora do seminário. O reconhecimento foi obtido pelo projeto “Ecolaborador” e "Reuse", implantados pela unidade.

“Com o “Reuse” nós conseguimos coletar e reaproveitar a água dos aparelhos de ar-condicionado, que É utilizada para desinfecção e sanitização de áreas comuns da unidade, e para regar plantas e árvores do hospital”, explica Izailson Machado, gerente de apoio do HRSP.

Já o projeto "Ecolaborador", desenvolvido desde 2018, estimula o descarte correto do óleo de cozinha, com um ponto de coleta na unidade. O produto trazido por colaboradores e usuários é recolhido por uma empresa e transformado em sabão e biodiesel.

Neste ano, o Hospital Regional do Sudeste do Pará também implantou o "Sustentar", projeto que reutiliza insumos como latas de leite, bobinas de sacos plásticos, papelão, dentre outros, que são transformados em brindes e doados aos colaboradores, como forma de reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da segurança do paciente.

Segundo Izailson Machado, os projetos apresentados no seminário demonstram o resultado de muito trabalho e dedicação da Comissão de Sustentabilidade do HRSP, que vem realizando um trabalho diferenciado.

"A menção honrosa é um reconhecimento do trabalho que todos os colaboradores vêm desenvolvendo para tornar a unidade mais sustentável e que possa contribuir na redução dos impactos ambientais”, destaca.

SUS

O HRSP é uma unidade que presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para 22 municípios na região onde está inserido.

Inaugurado no ano de 2006, o Hospital Regional do Sudeste do Pará é gerenciado pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).