Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Sistema de Segurança do Estado abre as portas para parcerias e convênios com prefeitos eleitos

Integração foi a palavra de ordem dos secretários de estado para melhorar a segurança e dar tranquilidade à população nos municípios

Por Walena Lopes (SEGUP)
12/12/2020 21h34

A integração à Rede de Segurança Pública por meio de parcerias com os municípios foi a pauta principal da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), durante o seminário “Novos Gestores 2021”. O evento de capacitação foi promovido pelo Governo do Estado e pela Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep).

Neste sábado, 12, o secretário Adjunto de Gestão Administrativa da Segup, coronel Alan Guimarães, falou dos desafios e projetos para o próximo ano, junto aos municípios paraense, para fortalecer e ampliar a segurança pública nos municípios.Componentes da mesa que conduziu as apresentações das políticas de segurança pública

Foram apresentadas também as ações de parceria com as guardas municipais, a municipalização do trânsito, a ampliação do sistema de rádio comunicação entre os municípios e o videomonitoramento em todo o Estado. 

“O evento é importante para abrir o diálogo entre a Secretaria de Segurança Pública e os  gestores municipais. Nosso objetivo é fomentar a criação de novas guardas municipais, novas agências de trânsito municipal e passar para cada um desses gestores como podem capacitar os seus agentes de segurança municipais e integrá-los ao Sistema de Segurança Pública Estadual. Em 2021, já iniciaremos com a integração do sistema de rádio comunicação municipal e estadual, além da criação no novo Centro de Comando e Controle Metropolitano”,  disse o coronel Alan Guimarães.

O chefe do Estado Maior, coronel Ronald, diz que a PM expandirá açõesFizeram parte da mesa de trabalho os demais gestores da Segurança Publica, bem como os representantes das Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Departamento Estadual de Trânsito e a Secretaria de Administração Penitenciária do Pará.

PARCERIAS

Prefeito eleito do município de São Sebastião da Boa Vista, Getúlio Souza ressaltou a importância do trabalho integrado entre estado e município para fortalecer as ações de segurança 

“As propostas de parceria e convênios são de fundamental importância, especialmente quando se trata de segurança pública. Que possamos no próximo ano conseguir um aumento de policiais, principalmente na região do Marajó e que essa união com o governo do estado possa somar, dando uma maior efetividade e qualidade para os avanços na segurança, não somente na Capital, mas também no interior do estado”, disse Getúlio Souza.

OBRAS

A Polícia Civil do Estado destacou as obras nas delegacias do interior e reformas no ano de 2020. O destaque foi para a publicação do concurso público da instituição, para aumentar o efetivo e fortalecer as delegacias nos municípios, como ressalta o delegado geral Walter Rezende

“Por meio do nosso novo concurso público vamos poder aumentar a nossa força nos interiores garantindo um melhor atendimento e reforço na segurança dos municípios que compõe o nosso estado”, disse ele.

EFETIVO

Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, o coronel Ronald falou sobre o fortalecimento das polícias no interior e da reestruturação dos batalhões para garantir qualidade no trabalho dos agentes, além do reforço ostensivo em combate à criminalidade.

“Para 2021 iremos expandir nossas ações nos interiores, oportunizando aos nossos agente mais qualidade no trabalho, reforçando a nossa estrutura e garantido paz à população”, ressaltou. 

PERÍCIA

O diretor-geral do CPCRC, Celso Mascarenhas, ressaltou a presença da perícia criminal nos municípios, sobretudo das quatro unidades mantidas pelo governo em Altamira, Castanhal, Marabá e Santarém, além da sede em Belém e do projeto de implantação de novas unidades, para agilizar e expandir o trabalho de perícia por todo o estado.

"Contamos com o apoio do Estado, que tem feito investimentos na perícia, como a readequação das unidades de Altamira e Marabá, assim como em aparelhamento, para que possamos atender esses municípios com ciência a favor da justiça e segurança", disse Celso Mascarenhas. 

TRÂNSITO

O diretor-geral do Detran Marcelo Guedes destacou a  importância de integrar o trabalho de fiscalização que o Detran já realiza com os outros órgãos de trânsito dos municípios. Durante a apresentação, Guedes falou das experiências exitosas coordenadas pelo órgão, a exemplo da  educação de trânsito e da sinalização viária.  O intuito, segundo ele, é a partir dessa troca de informações, aumentar o arco do trabalho para o maior número possível de municípios.

Ele disse que a educação de trânsito tem sido levada a todas as regiões, com ações focadas na orientação da população sobre os riscos à vida no trânsito. Já o trabalho de sinalização também tem sido ampliado para aumentar a segurança viária, principalmente nas estradas estaduais com maior registro de acidentes.

"O Detran sozinho não dá conta do Estado todo, por isso trabalhar de forma integrada com os municípios é fundamental", destacou Guedes.

SISTEMA PENITENCIÁRIO

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) foi representada pelo secretário em exercício, Coronel Arthur Morais. Ele explicou que muitos benefícios podem ser trazidos às pessoas privadas de liberdade e à toda a população paraense, por meio de parcerias firmadas entre a secretaria e as prefeituras.

"A participação da Seap no seminário Novos Gestores, promovido pelo Governo do Estado e pela Famep, é de grande relevância, pois oportuniza aos novos prefeitos e prefeitas conhecer o trabalho que vem sendo realizado no sistema penitenciário paraense e orienta a formalização de parcerias por convênios entre as prefeituras e a secretaria para fomentar educação, saúde e trabalho contribuindo para a reinserção social das pessoas privadas de liberdade e consequentemente para uma melhor segurança pública no Pará", disse.

*Com a colaboração de Alexandre Cunha (CPC), Leidemar Oliveira (Detran) e Yasmin Bitar (Seap).