Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"BELEZAS DA TERRA"

"É de Casa", da Rede Globo, exibe produção de agricultora familiar que tem o apoio da Emater

Maria Leocádia trabalha no campo há mais de 40 anos e é uma referência na produção de hortaliças e folhosas, como jambu, cheiro verde, alface e cebolinha

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
12/12/2020 09h01

Assistida pela Emater, a agricultora Maria Leocádia Siqueira, de Marituba, protagonizou o "Belezas da Terra" no progama da Rede GloboNa manhã deste sábado, 12, o programa É de Casa, da Rede Globo, exibiu o quadro “Belezas da Terra”, com a participação da agricultora Maria Leocádia Siqueira, moradora de Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB). Leocádia trabalha com agricultura familiar há mais de 40 anos e há 15 recebe orientação direta da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

“Ela produz jambu, uma planta típica da região. A Leocádia é a nossa ‘Beleza da Terra’ de hoje”, anunciou a apresentadora Patrícia Poeta.

Durante a participação, a agricultora mostrou como é o dia a dia em sua propriedade, que está localizada na comunidade Boa Vista, na RMB. Em uma área de 1,5 mil hectares, ela planta, além do jambu, cheiro-verde, alface, cebolinha, pimentinha, cariru, mandioca, açaí, cupuaçu e pupunha. 

“A minha mãe começou a plantar hortaliças no quintal, aprendi a trabalhar na terra, gostei e estou até hoje. Em relação ao jambu, minha produção é de 300 maços por semana. Envio, inclusive, para outros estados, como Ceará, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina”, disse ela à apresentadora Juliana Sana.   

A relação com a mãe, Luzia Santana Siqueira, de 95 anos, também foi destacada pela agricultora: “minha mãe representa tudo na minha vida. Aprendi muito com ela. Ela me ensinou a trabalhar e que com a terra a gente sobrevive” disse emocionada. 

APOIO TÉCNICO

Assistida há 15 anos pelo escritório local da Emater de Marituba, a agricultora conta com apoio em diversas frentes: práticas de plantio, escolha de área, preparo de solo, semeadura, seleção de sementes e controle de pragas e doenças, além da comercialização de produtos. 

Em setembro deste ano, Maria Leocádia plantou e colheu, em pleno verão amazônico, uma variedade diferenciada de milho: a BRSol da Manhã, cultivar mais resistente, rústica, e com bom potencial produtivo.

De acordo com Alda Remédio, engenheira agrônoma e chefe local de Marituba, a agricultora é um exemplo de vida e de como trabalhar corretamente no campo.

“Ela é uma referência em agricultura no município de Marituba e vem recebendo agricultores de outras comunidades para conhecer seus trabalhos, assim como relatar suas experiências e motivá-los a persistir e insistir com a agricultura, pois é um caminho de sucesso”, comenta. 

Em uma área de 1,5 mil hectares, a agricultora tem assistência técnica da Emater e produz jambu, cheiro-verde, alface, açaí etc“Criei meus filhos trabalhando diretamente com a produção de hortaliças folhosas e frutíferas, e o apoio da Emater tem sido fundamental neste processo, seja na parte de orientação, seja na comercialização de produtos, a partir da minha participação nas feiras itinerantes realizadas pela Emater”, conta a agricultora Maria Leocádia Siqueira. 

Atualmente, a feira itinerante Vitrine Artesanal de Produtos Agroecológicos envolve diretamente 87 famílias produtoras do estado e é destinada a produtores e artesãos do Pará, de forma a incentivar a economia local, mantendo a sustentabilidade ambiental e multiplicando técnicas artesanais e empreendedoras.