Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREFEITOS

Seminário Novos Gestores debate estratégias para o desenvolvimento sustentável do Pará

Secretário da Sedeme e diretor da Codec explicam os fundamentos das políticas do governo para garantir inclusão socioprodutiva, emprego e renda à população

Por Fabiana Otero (SEDEME)
12/12/2020 08h31

Seguindo a programação do Seminário Novos Gestores 2024, na tarde desta sexta-feira (11), o painel “Desenvolvimento Econômico e Sustentável dos Municípios do Estado do Pará” apresentou aos prefeitos eleitos e reeleitos as principais ações e projetos promovidos pelo Governo do Estado e demais entidades consideradas fundamentais para o crescimento dos municípios do Pará. O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Carlos Ledo, foi o expositor da programação no Boulevard das Feiras, na Estação das Docas, em Belém.

Titular da Sedeme, Carlos Ledo disse que o governo está disponível para discutir desenvolvimento econômico com todos os municípios O secretário titular da Sedeme, Carlos Ledo, ressaltou que as ações do governo estadual estão voltadas à redução da pobreza e da desigualdade regional e social, por meio do desenvolvimento sustentável, que demanda uma atuação diferenciada do Estado, em parceria com o setor produtivo e gestores municipais.

Ele explicou a missão institucional da secretaria de formular e executar a política de incremento econômico do Estado, com sustentabilidade. “Ressalto que nos últimos dois anos, o governo vem desenvolvendo o âmbito socioeconômico do Pará, a partir da inclusão socioprodutiva e da multiplicação das oportunidades de renda e emprego no Estado. Inclusive neste ano foram gerados cerca de 32 mil novos postos de trabalho”, enfatiza.

O titular da Sedeme também ressaltou que, entre as metas da secretaria estadual, estão o incentivo às empresas de mineração, pequenas e médias, além da verticalização da produção de ferro, bauxita e ouro no Pará. 

As ações de fomento à economia foram apresentadas no painel “Desenvolvimento Econômico e Sustentável dos Municípios do Pará”Representando o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), o diretor de Estratégia e Relações Institucionais do órgão, Pádua Rodrigues, enfatizou o papel e a disponibilidade da Codec em ajudar os municípios em ações em prol do desenvolvimento econômico.

“Estamos aqui disponíveis para discutir desenvolvimento econômico com todos os municípios do Pará e, quando falamos em desenvolver a economia, estamos falando de todos os segmentos econômicos e de todas as regiões do território paraense”, ressaltou. 

MAPEAMENTO

Pádua Rodrigues destacou que a Companhia atua há mais de 40 anos no Estado e é responsável por promover a imagem do Pará em outros Estados e no exterior, por meio de ações estratégicas.

“Nós temos hoje um mapeamento do que os municípios do Pará têm de melhor para atrair novos investimentos, os chamados Guias do Investidor, disponíveis no portal Invest Pará, e por isso queremos aqui reforçar a importância de ações como essa e nos apresentar como o canal ideal para ações de desenvolvimento junto aos municípios, estando sempre de portas abertas para receber prefeitas e prefeitos a qualquer momento”, concluiu.

Promovido pelo Governo do Pará e pela Federação da Associação de Municípios do Pará,  o evento também contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca - Sedap, Hugo Suenaga; do secretário de Turismo do Estado do Pará - Setur, André Dias; do presidente do Banpará, Braselino Assunção; da presidente da Junta Comercial do Pará, Cilene Sabino; do diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará – Codec, Pádua Rodrigues; da prefeita eleita de Nova Ipixuna do Pará,  Graça Medeiros, que representou a presidência da Associação dos Municípios do Araguaia Tocantins – AMAT Carajás; e do superintendente da Caixa Econômica  Federal em Belém, João Klautau.