Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO

Encontro de gestores da Adepará encerra com anúncio de inovação para o setor agropecuário

Durante dois dias, gerentes e diretores compartilharam informações, trocaram experiências e apresentaram metas pra 2021

Por Aycha Nunes (ADEPARÁ)
11/12/2020 10h45

Encerrou nesta quinta-feira (10), a reunião de gerentes regionais da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). Durante dois dias, gerentes e diretores compartilharam informações, trocaram experiências sobre os trabalhos desenvolvidos em 2020 e apresentaram as metas propostas pra 2021.

A equipe da Diretoria de Defesa e Inspeção Animal (DDIA) apresentou os resultados obtidos durante os últimos 12 meses e destacou a superação das metas propostas para 2020.

"Nossa equipe trabalhou no sentido de atender todas as demandas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e conseguimos ir além disso. Temos o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, formulado visando o avanço e retirada da vacinação, conforme o Plano Estratégico do Ministério da Agricultura no período de 2017 a 2026, que é articulação do Mapa" - Jefferson Oliveira, diretor de Defesa e Inspeção Animal.

Sobre o combate à febre aftosa, o diretor ressaltou os excelentes resultados alcançados durante a campanha de vacinação contra a doença, realizada durante os meses de maio, novembro e a etapa do arquipélago do Marajó, em agosto. "Apesar da situação pandêmica no Brasil e, principalmente, no estado do Pará, o produtor, assim como o nosso servidor, não deixou de cumprir suas tarefas", pontuou Jefferson.

Ele falou ainda sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). "Fizemos a introdução do Sisbi, que é a solicitação de equivalência do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), serviço que vai alavancar a economia do estado do Pará, permitindo que nossos produtos sejam comercializados em todo o Brasil. Com isso, vamos valorizar nossos produtos regionais, valorizar nossa economia e gerar emprego. Esse é o trabalho da Adepará", declarou.

Jefferson revelou que a Adepará está descentralizando os serviços de inspeção estadual, levando a atividade pela primeira vez ao oeste paraense. "Hoje, o oeste paraense, constituído pelas regiões dos territórios do Xingu, Tapajós e Baixo Amazonas, representam 60% do nosso território estadual, mas não possui nenhuma empresa cadastrada no Serviço de Inspeção Estadual e nem na área de produção artesanal. Por isso, estamos deslocando uma equipe de servidores do SIE em Belém para atuação naquela região, o que vai agregar valor e favorecer o desenvolvimento da economia", adiantou.

Desenvolvimento 

O desenvolvimento do servidor foi outro tópico bastante debatido durante os dois dias de reunião. Alex Hage, diretor de Administração e Finanças da Adepará, declarou que o objetivo principal da gestão é fazer com que a Adepará, a partir de 2021, alcance um patamar nunca antes atingido, e que para isto é necessário o alinhamento entre todos os elos que formam a Agência.

"Para 2021, temos interesse em qualificar nossos servidores e fazer com que o produtor rural consiga produzir mais e de forma eficiente. Sabemos que o agronegócio alavancou a economia do nosso Brasil, e queremos fortalecer isso na região Norte e, principalmente, no estado do Pará", declarou.

Inovação 

A gerente de Educação Sanitária da Adepará, Karina Santos, destacou o formato inovador do evento e a relevância dos debates promovidos durante os dois dias.

"Todos os anos, tínhamos uma logística de apresentação, mas este ano o formato mudou e é preciso destacar que tudo partiu de um trabalho em conjunto com a participação de todos os diretores, a partir da metodologia proposta pelo nosso coordenador de Planejamento, Rogério Ferreira, o que deu a oportunidade de todos os gerentes regionais interagirem e apresentarem suas demandas aos diretores. Por tudo apresentado, visto e conversado com os colegas, este evento foi muito proveitoso e gratificante para todos, o que faz dele gratificante também para a Gerência de Educação Sanitária. Encerramos o dia satisfeitos pela satisfação dos participantes deste encontro", finalizou.