Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Horta do Hospital do Marajó recebe visita técnica da Emater

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) consolida parceria para a produção de alimentos saudáveis em horta já mantida pelo hospital

Por Vera Rojas (HGT-Tailândia)
10/12/2020 16h37

Equipe da Emater e moradores de Breves visitaram a horta do Hospital do Marajó que já produz alimentos sem agrotóxicosUma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e a gestão do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, vai refinar ainda mais as ações de produção e sustentabilidade para a manutenção da horta da unidade hospitalar com a capacitação dos colaboradores que mantém a produção dos alimentos isenta de agrotóxicos.

A parceria, que se dará por meio do projeto "Horta em Pequenos Espaços’’, da Emater, tem a finalidade de capacitar técnicos e o público, em geral, que aderir as plantações de legumes, hortaliças e verduras, em pequenos recipientes.

A horta do Hospital do Marajó tem 180 m² e produz 80% dos legumes consumidos no Hospital, ajudando na dieta saudável na unidadeA equipe do HRPM recebeu uma visita técnica do supervisor da Emater, no Marajó, Alcir Borges. Ele esteve acompanhado de pessoas da comunidade local, interessadas no cultivo doméstico da horta e, na oportunidade houve a demonstração aos participantes externos da horta totalmente natural e com variedade de cultivos para o preparo alimentar, já mantida pela unidade hospitalar.

Para Alcir Borges, a parceria com o HRPM é fundamental para o fortalecimento do projeto. "Para nós, é um motivo de alegria está aqui no espaço do Hospital Regional para mostrar como é uma horta convencional, uma vez que o nosso projeto foca em produção de hortaliças em pequenos espaços, e é voltado para o público da cidade de Breves”.

O supervisor da Emater, no Marajó, Alcir Borges levou a comunidade ao HRPM para o conhecimento da produção de alimentos segurosO supervisor da Emater, no Marajó, ressaltou ainda que o grupo da comunidade foi levado até o HRPM para conhecer os meios de produção de alimentos seguros, saudáveis e dentro de espaços alternativos.

Para os jardineiros do HRPM, Antônio Pereira de Souza e Paulo Isidoro de Souza Ferreira, a iniciativa foi válida para aprimorar ainda mais os conhecimentos relacionado aos manejos da horta. 

“Hoje já temos mais um conhecimento, e com a ajuda dos técnicos da Emater só temos a avançar ainda mais. Essa parceria é fundamental para a gente”, disse Antônio Pereira.

A agente alimentar Nalda Garcia, residente de Breves, também participou da ação, e já aderiu à proposta da horta em pequenos espaços na residência dela. 

“Essa ação está sendo de grande importância, porque já estou cultivando minha pequena horta em casa. Ao participar desse projeto só temos a aprender. É uma coisa simples que a gente não tem conhecimento, mas agora vamos aperfeiçoar e quem sabe até garantir uma renda’’, contou Nalda Garcia.

De acordo com Wilson Frazão, responsável pelo projeto horta hospitalar, a parceria com a Emater é extremamente importante para o desenvolvimento do Projeto Horta Hospitalar, pois permite manter o padrão de qualidade do trabalho desenvolvido na horta e otimizar as técnicas já empregadas. 

"Sobre o curso Horta em Pequenos Espaços, ficamos felizes em receber a turma em nossa unidade e ajudar a demonstrar que, com um pouco de dedicação e muita vontade, é possível oferecer uma alimentação saudável e de qualidade, e ainda contribuir de forma positiva para o meio ambiente, através da redução do desperdício e do reaproveitamento de recursos naturais, que são práticas implementadas em nossa horta’’, afirmou Wilson Frazão.

A horta do HRPM é um projeto do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), realizado em parceria com a comissão do Plano de Gerenciamento de Resíduos e Serviços de Saúde (PGRSS), desde o ano de 2012. 

O espaço da horta tem 180 metros quadrados, produz 80% dos legumes consumidos no Hospital, ajudando a manter uma dieta saudável e balanceada pelo Setor de Nutrição e Dietética (SND), fundamental para a evolução do quadro de saúde dos usuários e qualidade alimentar dos colaboradores. 

SERVIÇO

O HRPM é um órgão do Governo do Estado que presta assistência de média e alta complexidades aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O hospital está localizado na avenida Rio Branco, 1.266, no bairro do Centro, em Breves, no Marajó. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.