Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo do Pará entrega a 50ª escola totalmente reconstruída e ampliada

Programa de saúde bucal também foi lançado na instituição

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
10/12/2020 15h53

O Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) chegou a marca de 50 escolas estaduais totalmente reconstruídas, readequadas e ampliadas em todo o Pará no período de um ano e 11 meses de gestão. A 50ª unidade de ensino é a centenária Escola Estadual de Ensino Fundamental José Veríssimo, entregue nesta quinta-feira (10), pelo governador do Estado, Helder Barbalho que estava acompanhado da primeira-dama, Daniela Barbalho, da secretária de Educação, Elieth de Fátima Braga e do Secretário de Saúde, Romulo Rodovalho. Um momento histórico e emocionante para a toda comunidade escolar.

"Queria cumprimentar todos os professores, alunos, colaboradores e todos que se doam servindo a esta Escola. Vocês são o que dá vida para essa escola e estou muito feliz de poder estar aqui hoje, cumprindo mais uma etapa, uma caminhada longa para fazer com que a educação nesse Estado possa ser de qualidade, de se ter um padrão para todas as regiões do Estado e, seguramente, uma escola como essa, eleva o nosso desafio. Temos que nos orgulhar de uma escola pública ter o nível de edificação e de equipamentos e de estrutura que a José Veríssimo passa a ter a partir de hoje", disse o chefe do executivo estadual, Helder Barbalho. 

No ato de entrega da unidade de ensino, a escola também recebeu o lançamento do Projeto "Saúde Bucal nas Escolas", em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que irá ofertar atividades educativas e procedimentos básicos de odontologia para os alunos da rede estadual.

As obras da José Veríssimo contemplaram quadra de esporte, espaço de convivência, banheiros para Pessoa com Deficiência (PcD), secretaria, coordenação e salas de aulas climatizadas para atender os 170 alunos nas modalidades de ensino fundamental e Atendimento Educacional Especializado (AEE). 

Fachada da Escola José VeríssimoLaboratório de informáticaBibliotecaSala de aula

“Comparado a como estava antes, a nossa escola está muito melhor. Agora, temos as nossas salas climatizadas, elevador e o resultado ficou muito lindo, mais conforto e melhor para a gente”, afirmou o aluno do 9ª ano, João Paulo Queiroz. 

Desde janeiro de 2019, a atual gestão percorreu várias unidades de ensino e, em suas particularidades, atendeu mais de 40 mil estudantes que terão mais comodidade e qualidade de ensino, bem como os professores e toda a equipe técnica escolar. 

A secretária de Educação, Elieth de Fátima Braga, agradeceu a presença de todos e destacou a importância de chegar a marca de 50 escolas entregues. “Estamos, hoje, entregando a escola de número 50 e isso para nós tem um simbolismo muito grande, porque o governo do Estado do Pará, com um 1 ano e 11 meses de gestão, está entregando 50 escolas totalmente reconstruídas. E não são simples reformas, são reconstruções que estão colocando as nossas escolas sem nada a dever para as escolas privadas. Esta escola hoje é histórica, com mais de 100 anos, e com certeza foi preservada em suas linhas originais. Temos aqui nesta obra, uma reconstrução que vai fazer justiça com aquilo que esta unidade de ensino representa para o nosso Estado, para a nossa querida Belém”, enfatizou a titular da secretaria de Educação. 

 Saúde Bucal nas Escolas

O programa tem o intuito de cuidar da saúde bucal dos estudantes da rede e também sensibilizar o aluno, pais e responsáveis, quanto a importância da higiene dentária, tornando a assistência mais acessível. A Seduc custeará a compra de equipamentos, instrumentais e insumos necessários para a instalação do espaço nas unidades de ensino, e a Sespa ofertará a equipe de profissionais de saúde bucal, como cirurgião-dentista, técnico e auxiliar de saúde bucal.

O atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Nelson Chaves, foi o autor da lei que inspirou a criação do programa enquanto exercia o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Pará em 1994.

“Estou com uma sensação de gratidão, pois mesmo após esses 26 anos da lei em vigor, agora sim tenho a expectativa de que a prevenção à cárie chegará a todas as escolas públicas estaduais, com as devidas supervisões técnicas”, disse Nelson Chaves, autor da lei que inspirou o programa.

Elieth Braga, secretária de educação, também destacou a importância do lançamento do programa bucal nas escolas. “Nós levaremos o programa para toda a rede estadual de ensino, para todas as regiões do Estado do Pará. Todas as escolas terão escovódromos e as de tempo integral consultório odontológico. Queria agradecer a equipe de saúde bucal da Sespa que abraçou a causa para que pudéssemos da importância deste tratamento preventivo em nossas crianças”, afirmou a secretária. 

Segundo o titular da Sespa, Romulo Rodovalho, a escola José Veríssimo foi a primeira instituição educacional estadual do programa a receber um escovódromo e kits de higiene dental a serem utilizados pelos alunos. “Isso vai se estender às escolas estaduais situadas nos 144 municípios do Pará. Digo que é uma forma de fazer saúde pública aliada à educação, visto que a maioria das crianças e jovens, sobretudo das escolas públicas, não possuem o hábito de ter escova e pasta de dente, muitas vezes por falta de condições financeiras da família. Assim, profissionais de educação entram com as orientações, enquanto que o suporte técnico, com consultas e palestras, será dado pelos técnicos da Sespa”, explicou.

Também estiveram presentes no ato de entrega da escola, o vice-governador, Lúcio Vale, a deputada federal, Elcione Barbalho; os deputados estaduais, Chamonzinho e Júnior Hage; o Conselheiro do TCE, Nelson Chaves, presidente da Funtelpa, Hilbert Nascimento e alguns prefeitos eleitos no Estado.