Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

Bombeiros e Defesa Civil criam comitê para discutir drenagem dos canais do bairro Curió-Utinga

Por Igor Luz (CBM)
10/12/2020 14h44

Na manhã desta quarta-feira (09), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil se reuniram com o Secretário de Estado de Segurança Pública, Delegado Ualame Machado, para uma reunião que culminou na criação do Comitê de Estudos para as obras e serviços de contenção e redução dos alagamentos no bairro do Curió-Utinga.

Na reunião foi tratada a situação dos alagamentos que acontecem no bairro e se discutiu possíveis soluções para este antigo problema. “Os moradores do bairro precisam de uma resposta do poder público. É o papel da segurança pública cuidar do bem estar social.” destacou o Comandante Geral do CBMPA, Coronel BM Hayman Souza.

As secretarias municipais falaram dos serviços que estão sendo feito e dos serviços necessários para aumentar o escoamento das águas dos canais de Marti, Murucutu e Ana Deuza, para amenizar seus efeitos nocivos na época do inverno amazônico.

O Secretário de Estado de Segurança Pública destacou a importância para a assinatura de convênios entre Governo de Estado e Prefeitura de Belém, a fim de agilizar as obras necessárias para drenagem dos canais.

O Secretário Ruy Cabral, da SEDOP, agradeceu a participação da comunidade na discussão e afirmou que a secretaria está pronta para avançar nos estudos para uma solução eficiente quanto aos alagamento do Curió-Utinga, e para tanto, sugeriu a criação de um Comitê Multidisciplinar para discutir em conjunto soluções em comum.

A Tenente-coronel Cilea Mesquita, Coordenadora Adjunta de Defesa Civil, se propôs a ser a articuladora deste Comitê e já agendou uma próxima reunião ainda neste mês de dezembro juntamente com os órgãos envolvidos, e mais a nova equipe do governo municipal. “Quanto mais cedo acontecer os trabalhos e as discussões, mas cedo virá as soluções para este problema das inundações no Curió-Utinga” afirmou a Tenente-coronel.

Estiveram presentes na reunião, representantes de diversos órgãos, como SEDOP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas), SESAN (Secretaria Municipal de Saneamento), COSANPA (Companhia de Saneamento do Pará), COMPDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), Empresa EQUATORIAL Energia e representantes do Fórum de Entidades (Curió-Utinga).