Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANEJAMENTO

Diretoria da Adepará reúne com gestores das Regionais

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
09/12/2020 17h48

Um balanço das ações de 2020 e o Planejamento Estratégico para 2021 são as temáticas do Encontro  da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), que está sendo realizado nesta quarta-feira (9) e amanhã (10), na capital paraense. O encontro reúne  gerentes que atuam nas 20 unidades regionais e na sede, no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), em Belém.

Na abertura do Encontro, o diretor administrativo financeiro, Alex Hage, realizou uma palestra motivacional aos gestores, quando destacou a importância do trabalho planejado. "Tornar a Agência a segunda maior arrecadadora e referência nacional para as demais Agências são nossos principais objetivos", disse.

Na oportunidade, o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo, falou sobre a importância deste momento de reunião com gerentes que atuam nas unidades regionais e na sede da Agência, em Belém. 

"Na nossa avaliação, o principal objetivo alcançado foi a estabilização dos processos internos. Com isso, nós ganhamos mais celeridade e organização no fluxo processual, seja ele de diárias, de suprimento de fundos, contratação, licitação, etc. Aliado a isso, realizamos a contratação de uma empresa específica para tomar conta da internet dos municípios do interior do Estado. E, a contratação de uma empresa responsável pela manutenção predial, já com obras em quatro unidades locais, nos municípios de Abaetetuba, Bujaru, Capanema e Castanhal. Vamos dar mais conforto para nossos servidores e também para o público usuário do nosso sistema", avaliou.

Diretor Geral, Jamir MacedoPlanejamento 2021- Dentre os projetos da autarquia para o ano de 2021 estão: Adepará 100% digital, que é  o aporte tecnológico  das unidades locais com computadores e demais equipamentos necessários ao melhor desenvolvimento das ações de campo; Implementação de novos módulos de sistemas, tanto técnicos quanto de planejamento do Siapec, para que os fluxos e os trâmites processuais sejam mais rápidos com avaliação mais eficiente; a atualização da frota de veículos, para que as nossas ações possam ser realizadas de maneira mais eficaz. 

"Além disso, também vamos ampliar o serviço de manutenção predial para mais de 20 unidades locais do campo. Vamos conseguir que a Agência fique reestruturada para que a gente proporcione uum melhor  atendimento ao produtor rural e dar mais conforto aos nossos servidores. Aliado a isso, vamos ampliar o projeto de treinamento e cursos para nossos servidores"., Complementou Jamir.

Hoje, a Adepará  já dispõe dois cursos em EAD pela Escola de Governo. Para o ano que vem, estão previstos 18 novos cursos e treinamentos para qualificar a equipe técnica de servidores.

Vegetal - A diretora da área vegetal, Lucionila Pimentel, destacou alguns dos avanços conquistados em 2020: "Nós implementamos o sistema informatizado, que é o Sidiv, uma ferramenta que acelerou as informações vindas do campo. Conseguimos acompanhar, em tempo real, as atividades do colega do campo. Uma ferramenta muito importante pra gente desenvolver, para que a diretoria conseguisse acompanhar os planejamentos, as metas e os indicadores propostos para 2020. Conseguimos chegar neste final de ano com o sentimento de dever cumprido. Alcançamos todas as metas na área vegetal com a implementação destes sistemas e o acompanhamento", pontuou.

Diretoria vegetal, Lucionila PimentelPara 2021, está entre os objetivos da área vegetal a implantação da Guia de Trânsito Vegetal do açaí, que é uma importante cadeia produtiva para o Estado, para que assim, seja possível desenvolver políticas públicas e políticas de defesa agropecuária voltada para essa cadeia produtiva.