Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Corpo de Bombeiros do Pará conclui Curso de Combate a Incêndio Urbano

A qualificação reuniu 29 militares, que participaram de aulas teóricas e práticas sobre novas técnicas de atuação

Por Igor Luz (CBM)
08/12/2020 18h06

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizaram o Curso de Combate a Incêndio Urbano (CCIU), voltado à especialização de bombeiros militares no combate às chamas em veículos, edifícios e residências térreas. A qualificação ocorreu de 18 de novembro a 4 de dezembro, no Grupamento BM de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, reunindo 29 militares.A solenidade que marcou o início do curso foi realizada no pátio do 3° GBM

O Corpo de Bombeiros mantém investimentos constantes em equipamentos, tecnologias e capacitação da tropa. O curso foi elaborado a partir de participações de bombeiros paraenses em cursos de incêndios em outras cidades do Brasil e do exterior, concretizando um modelo de atuação operacional técnico, estratégico e que evidencia a segurança das equipes nos cenários de incêndios.

O curso incluiu vários treinamentos operacionais intensivos, essenciais para a guarnição que atua tanto no combate às chamas quanto no salvamento das vítimas. Com uma carga horária de 180 horas, o curso foi composto de 14 disciplinas, mobilizando 32 militares como instrutores e monitores.Militares qualificados pelo Curso de Combate a Incêndio Urbano

Técnicas específicas - Ao longo da qualificação, os alunos participaram de aulas teóricas e práticas diariamente no 3º GBM e no Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Cfae), ambos em Ananindeua, onde aprenderam técnicas de atendimentos pré-hospitalares voltados para queimados, noções de defesa civil e utilização do Sistema de Comando de Incidentes, entre outras práticas.

Nas aulas práticas, por meio de cenários elaborados com base em uma ocorrência de incêndio urbano real, houve o aperfeiçoamento da extinção do fogo de pequeno, médio e grandes proporções e também no plano horizontal e vertical em edificações, bem como o uso da progressão técnica de combate a incêndios, a extinção de fogo em sítios com produtos químicos perigosos e aplicação correta do rescaldo das chamas.

A cerimônia de abertura do curso foi realizada no pátio do 3° GBM, no último dia 20 de novembro, com a apresentação dos alunos e instrutores. “Hoje, o curso de combate a incêndio urbano do CBMPA, se tornou um dos melhores modelos de investimento operacional da instituição, objetivando a cultura da prevenção. Nossos profissionais são formados em 15 dias para atuar de forma eficaz em todos os cenários característicos dos incêndios urbanos. Porém, a cultura da prevenção sempre será a maior ferramenta educacional que podemos oferecer à sociedade através da formação de bombeiros qualificados”, frisou o subtenente César Augusto, coordenador do CCIU 2020.