Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APRIMORAMENTO

Escola de Governança encerra Encontro de Servidores com mais de 3.600 visualizações

Com palestras e oficinas, o evento também contou com a participação de servidores de outros estados e do Distrito Federal

Por Isabela Quirino (EGPA)
04/12/2020 20h10

O II Encontro de Servidores Públicos do Pará, promovido pela Escola de Governança Pública (EGPA), terminou nesta sexta-feira (4) com mais de 3.600 visualizações em toda a programação, realizada totalmente on-line, para garantir a segurança dos servidores durante a pandemia de Covid-19. A segunda edição abordou os desafios e vantagens da adaptação do serviço público para o mundo virtual e os aspectos pessoais do servidor neste contexto. A servidora Janaína da Mota Neves destacou o evento como forma de valorização dos servidores públicos

A programação do primeiro dia contou com palestrantes dos artistas Denise Fraga e Miguel Falabella, voltadas ao desenvolvimento pessoal do servidor público no novo cenário das relações pessoais e profissionais. Também foram realizadas oficinas simultâneas, com temas relacionados às práticas do trabalho.

No segundo dia, as palestras foram ministradas pela cantora paraense Dona Onete, com o tema “Recomeçando aos 70”, e pelo filósofo Luiz Felipe Pondé, que conduziu o debate sobre o mundo pós-pandemia na perspectiva do usuário dos serviços públicos, apresentando a relação entre os ambientes virtuais e presenciais. 

Metodologias - Considerando a oportunidade de agregar conhecimentos para o desempenho das atividades no local de trabalho, o servidor Alex da Silva, do 11º Centro Regional de Saúde em Marabá (município do sudeste paraense), resolveu participar do II Encontro de Servidores. “A pandemia pulverizou conflitos emocionais no ambiente de trabalho, e essa é uma oportunidade de aprofundar metodologias, através de grandes formadores experientes e engajados com a melhoria da prestação dos serviços públicos lapidando a ferramenta mais importante no setor público: os servidores”, disse Alex da Silva. 

O servidor, que havia participado da primeira edição do encontro, destacou a importância da programação on-line, “pela segurança da saúde de todos, e pela importância de sempre estarmos aprendendo, a programação on-line mostra o compromisso da EGPA em capacitar todos os servidores, de acordo com as condições existentes, mostrando que nós servidores públicos temos que nos adaptar às constantes mudanças”.  

Janaína da Mota Neves, servidora do Ministério Público de Contas dos Municípios, avaliou o evento como uma das melhores formas de valorização dos servidores públicos. “A programação está sensacional; abriu a minha mente para novas possibilidades e perspectivas. Esta é uma forma de valorização dos servidores que destaca o desenvolvimento pessoal. Os organizadores se mostraram preocupados com os valores dos servidores e, como servidora, me sinto contemplada com este trabalho”, afirmou.

Palestra da cantora paraense Dona Onete sobre o tema ’Recomeçando aos 70”Alcance nacional - O evento foi destinado aos servidores públicos do Pará, mas contou com a participação de servidores dos estados de São Paulo, Paraná, Rondônia, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e também do Distrito Federal.

O Encontro é uma realização do Governo do Pará, promovido pela EGPA, em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA), Ministério Público de Contas dos Municípios, Assembleia Legislativa (Alepa), Ministério Público do Estado do Pará, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público de Contas do Estado, Tribunal de Justiça (TJE) e Defensoria Pública do Estado.

Todas as palestras e oficinas ainda estão disponíveis no canal do Youtube da EGPA. (https://www.youtube.com/escoladegovernancapublicadopara).