Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO

Agência de Defesa Agropecuária atua na prevenção do 'Mal da Vaca Louca'

Por Aycha Nunes (ADEPARÁ)
04/12/2020 16h23

Equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) fiscalizou uma propriedade rural no município de Goianésia do Pará, sudeste do Estado, na última quarta-feira (2). Foram monitorados os alimentos fornecidos em cocho para bovinos. O objetivo do trabalho é garantir a qualidade do alimento fornecido aos animais para evitar a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como "mal da vaca louca". Não foram encontradas irregularidades.

O trabalho de fiscalização obedece a Instrução Normativa (IN) de número 08, de 25 de março de 2004, segundo ela, é proibido fornecer cama de aviário, resíduos da criação de suínos e quaisquer outros produtos que contenham proteínas e gorduras de origem animal. 

“Este tipo de trabalho executado pelos servidores da Adepará é importante porque contribui para o fortalecimento da cadeia produtiva agropecuária do estado do Pará”, conta o Fiscal Estadual Agropecuário (FEA) Alexandre Cunha, da Unidade Local de Sanidade Agropecuária (Ulsa) de Breu Branco. 

Além dele, participou da fiscalização o Agente Fiscal Agropecuário (AFA) Lélio Tomaz, do escritório da Adepará de Goianésia do Pará.

Doença

O mal da vaca louca é uma doença degenerativa que afeta o sistema nervoso dos bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos, tendo como sintomas a agressividade e falta de coordenação. Atualmente, o Brasil é classificado com o menor grau de risco existente: risco insignificante para a doença. 

Para manter esta posição, o Programa Nacional de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina, instituído pela IN nº 44, de 17 de setembro de 2013, estabeleceu como medidas: o controle da importação e monitoramento de bovinos importados, o controle em estabelecimentos de abate, processadores de resíduos de origem animal e da produção de alimentos; controle de produtos veterinários; de alimentos em propriedades de criação e investigação de doenças nervosas nestes animais.