Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Produtores assistidos pela Emater comercializam na 20ª Feira da Agricultura

A edição reuniu 20 famílias de agricultores comercializando a produção de frutas, hortaliças, entre outros alimentos, diretamente aos consumidores em Marituba

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
04/12/2020 12h03

A Feira itinerante Vitrine Artesanal realizada pela Emater se destina a produtores e artesãos do Pará, em fomento à economia localA 20ª edição da Feira da Agricultura Familiar promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), na manhã desta quinta-feira (29), estimulou a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar. No total, 20 famílias atendidas participaram da ação na área externa do escritório central da Emater, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. A feira faz parte da programação dos 55 anos da empresa. 

A Feira itinerante Vitrine Artesanal é destinada a produtores e artesãos do Pará, de forma a incentivar a economia local, mantendo a sustentabilidade ambiental e multiplicando técnicas artesanais e empreendedoras.

“São produtos que vêm diretamente da agricultura familiar, sem manipulação, com mais qualidade e preços justos para o consumidor final”, explica Sandra Filgueiras, colaboradora do projeto Vitrine Artesanal. Ela completa: “no próximo ano vamos levar a feira para outros espaços, como as praças Batista Campos, Brasil e da Sé, para alcançar outros públicos e fortalecer a proposta de comercialização de produtos da agricultura familiar”.

Emater atende produtores e artesãos nos 144 municípios paraenses, interessados devem procurar o escritório da empresa na sua cidade Atualmente, a feira Vitrine Artesanal envolve diretamente 87 famílias produtoras do estado. Uma delas é a família da agricultora Maria Leocádia Siqueira, de Marituba, na comunidade Boa Vista. Ela comercializou uma variedade de hortaliças. 

“Criei meus filhos trabalhando diretamente com a produção de hortaliças folhosas e frutíferas, e o apoio da Emater tem sido fundamental neste processo, como a participação nas feiras itinerantes”. 

Quem visitou a feira, aprovou a iniciativa. “A proposta é muito boa, comprei hortaliças para fazer meu suco verde de toda manhã. A qualidade é muito boa”, afirmou Vaneide Monteiro, do setor de serviços gerais da Emater.  

PARCERIAS

A Emater atende produtores e artesãos dos 144 municípios paraenses. Famílias, grupos e comunidades produtoras interessadas devem procurar o escritório da empresa na sua localidade para receber a assistência e participar dos eventos.  

Participaram da feira agricultores dos municípios de Ananindeua, Belém, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará, da Região Metropolitana de Belém; Bragança, no nordeste paraense; Soure e Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó.

Dentro do projeto da feira Vitrine Artesanal, a Emater firma parcerias com as iniciativas públicas e privadas, disponibilizando produtos da agricultura familiar e até mesmo feiras itinerantes para levar a estrutura do evento para o órgão ou empresa interessada, de forma a impulsionar a produção das famílias paraenses. Para mais informações, ligue (91) 98887-6155.

VIDEOCONFERÊNCIAS

Técnicos da Emater participaram, também, nesta sexta-feira (4), da primeira videoconferência “Diversidade das ações extensionistas” Como parte, também, da programação dos 55 anos, a Emater realizou nesta sexta-feira (4) a  primeira videoconferência “Diversidade das ações extensionistas”, com a participação de representantes dos regionais Altamira, Capanema, Ilhas e Conceição do Araguaia.

Os participantes destacaram ações e projetos de sucesso no que diz respeito à realidade socioambiental e econômica executadas no interior. As próximas videoconferências serão realizadas nos dia 7 e 11, da próxima semana.