Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Enem 2020: confira cinco dicas para garantir um bom desempenho na prova de Redação

A segunda matéria da série especial de preparação para o exame também aborda os investimentos da Seduc em podcasts, que oferecem dicas e tiram dúvidas dos alunos

Por Giovanna Abreu (SECOM)
04/12/2020 11h51

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já está na reta final. Uma das principais preocupações dos alunos é a temida Redação. Pontuar bem nesta disciplina é fundamental para garantir o acesso às universidades, por isso, esta segunda matéria da série especial de preparação para o exame destaca recomendações que podem ajudar a melhorar o desempenho dos estudantes na prova. Confira!

A professora de Redação, Lia Carvalho, listou cinco dicas para esta reta final de preparação:

PRÁTICA – O aluno só aprende a escrever, escrevendo. Produzir redações com diferentes propostas temáticas, levando em consideração o tempo a ser destinado para essa disciplina, é um importante treino para aumentar as chances de tirar uma boa nota.

ATUALIZAÇÃO – Manter-se atualizado é premissa de qualquer vestibulando e constitui condição de cidadania para todas as pessoas. Os estudantes devem acompanhar notícias sobre o Brasil e o mundo.

RELACIONAR – Aproveitar, durante esta revisão final, para relacionar os conteúdos da área de Ciências Humanas - disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia - aos fatos do cotidiano, mazelas e problemáticas sociais que permeiam a realidade atual é fundamental.

NOTA 1000 – É necessário entender o que a banca examinadora espera para um texto de excelência, a maneira de como os textos são avaliados e a construção deles, por isso, sugere-se que os alunos leiam redações que alcançaram a pontuação máxima no Enem. 

REVISÃO – São três principais aspectos da Gramática que fazem os alunos perderem pontos na prova: a regência dos verbos, os usos da vírgula e a aplicação dos casos de crase. Uma revisão cuidadosa desses pontos é necessária.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as provas impressas serão dia 17 e 24 de janeiro de 2021; as provas digitais: 31 de janeiro e 7 de fevereiro; a reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro de 2021 (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura) e os resultados serão divulgados a partir de 29 de março. A Redação integra o grupo de disciplinas dos primeiros dias de aplicação. 

Na primeira matéria jornalística especial sobre os preparativos para o Enem, docentes da área de Ciências Humanas compartilham informações sobre as disciplinas Geografia e História. 

SEDUCAST PARÁ

Uma das estratégias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o objetivo de contribuir para a preparação dos alunos para o Enem, é a produção dos podcasts “Dicas do Enem” e “Tira Dúvidas Enem”, desenvolvidos pelos Núcleos de Tecnologia Educacional de Belém e de Bragança. 

Segundo Rafael Herdy, coordenador do Seducast Pará, o objetivo é levar, semanalmente, conteúdo relacionado às diferentes disciplinas do Enem para os alunos do terceiro ano. “Já alcançamos mais de 7,4 mil audições. Os conteúdos podem ser acessados de qualquer plataforma de podcast, como o Spotify, Google podcast, Apple podcast, site do projeto, entre outros”, explica.

Os podcasts têm duração aproximada de 10 a 15 minutos e fazem parte do projeto “Todos em casa pela Educação”. O projeto já teve acessos no Brasil, Estados Unidos, França, Bélgica, Irlanda, Japão, Áustria, Argentina, Índia, Turquia, Equador, entre outros. Confira os podcasts aqui.