Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo faz Ato Alusivo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Política de Proteção à Pessoa com Deficiência pela Sespa entrega primeiro lote com 1.500 equipamentos, como cadeiras de rodas entre outros aparelhos

Por Mozart Lira (SESPA)
03/12/2020 15h16

O governador Helder Barbalho conduziu a solenidade alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, nesta quinta-feira (3)Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência comemorado nesta quinta-feira (3) o governador do Estado, Helder Barbalho, fez a entrega simbólica de 10 equipamentos para deficientes já assistidos pela Unidade de Referência (URE) Demétrio Medrado, vinculada à Secretaria de Saúde do Pará (Sespa). Ocorrida no Palácio dos Despachos, em Belém, a solenidade objetivou sensibilizar e fomentar uma reflexão a respeito dos desafios diários enfrentados por deficientes físicos. 

Mãe de Bruna de Oliveira, de três anos, a dona de casa Letícia de Oliveira estava aliviada por ter recebido uma cadeira adaptada para a filha, que é portadora de atrofia muscular espinhal (AME), doença genética que compromete os neurônios motores.

Os neurônios motores são células específicas do sistema nervoso. “Vim de Igarapé-Açu (no nordeste do estado) sem saber como conseguir essa cadeira pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas foi por amigos, me informando pela internet que conheci a Unidade Demétrio Medrado, onde ela começou a ser atendida. A cadeira é muito confortável e jamais teria recursos pra comprar se não fosse o governo (estadual) me fornecer”, afirmou Letícia de Oliveira. 

Governador e a primeira dama, Daniela Barbalho, conversam com Letícia Oliveira, mãe de Bruna, de três anos, que recebeu uma cadeira Além de Bruna, receberam cadeiras de rodas na solenidade o aposentado Sílvio Ronaldo e o professor de matemática Walleir Rodrigues de Oliveira. “Estou muito emocionado porque aguardo por esse momento há um ano. Uma cadeira dessas é muito cara e não poderia comprar. Fico feliz porque tive um direito garantido por esse governo”, relata Walleir, que chegou à solenidade em uma cadeira de rodas precária e agora pretende continuar recebendo a demanda de aulas particulares em sua residência, no bairro da Pedreira, em Belém.

Durante a solenidade, o governador do Estado, Helder Barbalho, ressaltou a importância da sociedade ser mais atuante na mudança de infraestrutura e da melhoria da qualidade nos serviços às pessoas com deficiência.

O chefe do executivo no Pará destacou a adaptação de ambientes sustentáveis, seguros e acessíveis de forma a atender pessoas que, pelas circunstâncias da vida, convivem com obstáculos causados por algum tipo de limitação física.

“Enquanto governo, temos o dever de respondê-las com políticas públicas que venham ao encontro dessas demandas, que efetivamente possam ter suas dificuldades diminuídas. Quem tem deficiência sabe o valor de receber uma cadeira de rodas confortável”, disse Helder Barbalho. 

“Há três anos a Sespa não entrega cadeiras de rodas, é um resgate dessa política'', ressaltou o titular da Sespa, Romulo RodovalhoO secretário de Saúde do Pará, Romulo Rodovalho, lembrou que, ao assumir a Sespa, logo tratou de atender a uma demanda interna da Coordenação da Pessoa com Deficiência, a fim de realizar a compra de 1.500 cadeiras de rodas por meio de licitação.

“Há pelo menos três anos a Sespa não efetuava entrega de cadeiras de rodas. Esse ato é um resgate dessa política. Por meio da nossa equipe de Tecnologia da Informação pretendemos, em breve, realizar um cadastramento de pessoas com deficiência, no site da Secretaria. Será para os que queiram receber, gratuitamente, equipamentos ortopédicos pelo SUS'', disse o secretário de Saúde.

Ele acrescentou que "além disso, estamos avaliando algumas formas de efetuar a entrega desses materiais por todo o Pará, em articulação com os Centros Regionais de Saúde”. 

As cadeiras entregues são adequadas às patologias de cada paciente, compreendendo nesse primeiro lote 1.500 equipamentos Iracy Tupinambá, coordenadora da Política de Proteção à Pessoa com Deficiência pela Sespa, informa que as cadeiras que estão sendo entregues estão adequadas às patologias de cada paciente, compreendendo nesse primeiro lote 1.500 equipamentos, dos quais 600 cadeiras de rodas do tipo padrão, 500 cadeiras de banho para adultos, 200 cadeiras de roda para tetraplégicos, 100 carrinhos para deficientes e 100 banheiras especiais para crianças deficientes. 

“Essa entrega já consta na nossa agenda e continuará ocorrendo conforme a demanda que está sendo atendida pela Unidade Demétrio Medrado”, afirma Iracy Tupinambá, ao lembrar a população que, para conseguir uma cadeira de rodas pelo governo do Estado, deve se ter um laudo médico que comprove a deficiência.

Junto ao laudo, devem ser anexados alguns documentos obrigatórios como o Cartão SUS; cópias de documentos e de comprovante de endereço, para o início do pedido de equipamento junto à URE Demétrio Medrado, em Belém. 

Segundo a coordenadora estadual de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho, a entrega das cadeiras tem um sentido social, de reabilitação e de promoção à saúde. “Isso muda a vida das pessoas porque em outra ocasião elas não teriam condições de adquirir um equipamento deste. Isso também nos alegra porque estamos garantindo direitos e cumprindo aquilo que compete ao poder público”, destacou.

Serviço

Para solicitação de cadeiras de rodas, a população deve procurar orientações na Unidade de Referência Demétrio Medrado, na avenida Doutor Freitas, 235, entre as avenidas Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral, no bairro da Sacramenta, em Belém.

Telefones: (91) 3277-6950 e 3277-6951.

*Com informações de Leonardo Nunes (SECOM).