Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa é beneficiado por mobilização da Igreja Mundial para a doação de sangue

Ação solidária levou doadores de sangue às unidades de coleta do Hemopa em Belém, Marabá, Santarém e Redenção, nestas quarta-feira (2) e quinta-feira (3)  

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
03/12/2020 14h00

Projeto Mulheres de Deus em Ação da Igreja Mundial levou doadores aos hemocentros em Belém, Marabá, Santarém e Redenção A Fundação Hemopa iniciou o mês de dezembro recebendo o Projeto Mulheres de Deus em Ação (MDA) da Igreja Mundial. A mobilização levou doadores de sangue às unidades de coleta do Hemopa em Belém, Marabá, Santarém e Redenção, nesta quarta-feira (2) e quinta-feira (3).  

"Estamos unidas nessa missão de fazer a doação de sangue porque ficamos cientes de que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. E por isso viemos para fazer essa ação social", disse Andréia Lucas, 38 anos, integrante do Projeto MDA de Marabá.

Atualmente, as mulheres representam 40% dos doadores cadastrados na Fundação Hemopa. A representatividade é cada vez maior. “Queremos que as doadoras estejam mais presentes nos Hemocentros. É importante destacar que não existe restrição diferenciada para as mulheres. A única diferença é o tempo de intervalo entre as doações que é maior que a dos homens”, explicou Cida Salgado, assistente social do Hemopa. 

Equipe do Mulheres de Deus em Ação (MDA) da Igreja Mundial contribui para manter estoque de sangue indispensável à rede hospitalarAs mulheres devem respeitar o intervalo de três meses entre uma doação e outra. Sendo possível realizar até quatro doações ao ano. A diferença é que entre os homens, este intervalo é de dois meses. 

“Deus colocou no nosso coração para fazer esse trabalho de doação, de doar vida para as pessoas. E com certeza, daqui há três meses estaremos aqui novamente”, garantiu Sandra Alves, Pastora da Igreja Mundial, em Santarém.

Para doar sangue é preciso respeitar os critérios abaixo:

•          Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar com o responsável);

•          Pesar acima de 50 kg;

•          Estar em boa condição de saúde e bem alimentado;

•          Apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Neste período de pandemia, também foram incluídos critérios para quem teve Covid-19. É necessário esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o último contato.

Clique aqui e veja a unidade do Hemopa mais perto de você