Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Durante o "Novembro Azul", hospital garante 150 testes para detectar o câncer de próstata

No município de Tailândia, nordeste do Pará, os homens também participaram de ciclos de palestras sobre a importância do diagnóstico precoce da doença

Por Cleyton Rogério (HGT-Tailândia)
30/11/2020 14h32

O Hospital Geral de Tailândia promoveu ciclo de palestra por todo o mês para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico A equipe multiprofissional do Hospital Geral de Tailândia (HGT), no nordeste paraense, aderiu ao Novembro Azul e ofereceu, em novembro, 150 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), para homens da comunidade, a partir de 40 anos. A ação foi realizada na sexta-feira, 27.

O PSA é uma proteína produzida pelo tecido prostático. Se o homem tem tecido prostático, tanto benigno como maligno, ela será detectada no exame. A programação de educação em saúde se encerra nesta segunda-feira, 30, com palestras sobre o tema nas Recepções do Ambulatório e Pronto Atendimento.

O agricultor Miguel Pereira, 65 anos, residente da Vila Soledade, a mais 120 quilômetros de Tailândia, ficou satisfeito com o exame. “Eu estava precisando muito fazer esse exame e graças a Deus e ao HGT, eu consegui fazer hoje. Muito obrigado”, disse ele. 

O HGT promoveu ciclo de palestra durante todo o mês e reuniu centenas de participantes, entre usuários, acompanhantes e colaboradores, para chamar a atenção à importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças na população masculina, com ênfase no câncer de próstata, que, segundo  o DataSUS, foi o mais recorrente este ano: 104 confirmados entre 1º de janeiro e 30 de setembro, seguido por 85 novos pacientes de câncer de estômago no mesmo período. A tendência foi a mesma em 2019, finalizado com 378 casos de câncer de próstata, seguido por 200 de estômago.

O enfermeiro Ronaldo Bentes Batista ministrou palestras dia 27 e disse que o ponto alto das ações de educação no HGT foram os cuidados com a saúde integral do homem.

“O exame de PSA é um dos principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos”, observou o profissional.

A programação do Novembro Azul contou com a coordenação do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Com 52 leitos, o HGT oferece assistência de baixa e média complexidade para uma população estimada em 300 mil habitantes na região nordeste do Pará.

SERVIÇO

O Hospital Geral de Tailândia é um órgão do governo do estado e fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.