Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Governo do Pará estimula a geração de trabalho e renda a microempreendedores

Por Camila Santos (SEASTER)
27/11/2020 17h19

Apesar do contexto econômico em que o país se encontra, das dificuldades enfrentadas na oferta de vagas e abertura de novo postos de trabalho, consequências da crise sanitária enfrentada em 2020, o Governo do Pará tem trabalhado para possibilitar o fortalecimento da economia e, consequentemente, estimular a geração de trabalho, emprego e renda no Estado.

“O desemprego está em alta no País e as oportunidades não são tantas. Então, é responsabilidade do Estado buscar soluções, criar alternativas, ajudando a população não apenas a encontrar novos postos de trabalho, mas oferecendo oportunidades de empreender e se qualificar”, afirma o gestor da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Inocencio Gasparim.

Na tarde desta sexta-feira (27), dois cursos profissionalizantes, voltados para área de manutenção de celular, foram concluídos, ambos são frutos do Projeto de Qualificação Social e Profissional executado pela Seaster. A logística do curso fica sob a responsabilidade da Associação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável - Abradesa. "Nós atuamos, há mais de 10 anos, com projetos e gerenciamentos, em especial com a qualificação, e nós acreditamos que os cursos vêm para trazer conhecimento, preparar profissional para o mercado, fortalecer as suas habilidades e incentivar tanto o microempreendedor, como aqueles que estão na informalidade a impulsionar os seus negócios. A parceria com a Seaster tem gerado bons frutos e juntos temos disseminado conhecimento por todo o Estado, acreditando que o educando pode sim abrir seu próprio negócio, se aprimorar e não ficar dependente de uma assinatura de carteira ou de uma chance no mercado formal. Ele pode fazer a sua escolha e ser dono do seu empreendimento", destacou a coordenadora de projeto da Abradesa, Ariadne Maciel.

A Seaster, por meio da Diretoria de Qualificação Profissional e Empreendedorismo, coordena um conjunto de ações que compõe o Programa de Geração de Emprego e Renda, tendo em vista, também, a inclusão socioeconômica. Fazem parte dessas ações o assessoramento técnico e monitoramento de empreendimentos; o cadastro de empreendimentos individuais e coletivos; o cadastro de artesãos; o apoio técnico em processos de formação e formalização dos empreendimentos e a qualificação e capacitação no que diz respeito à gestão. Além de acesso a linhas de créditos e apoio à abertura e fortalecimento de mercados.

Ainda estão previstos, para o mês de dezembro, um total de 10 cursos voltados para a área de mecânica de moto, panificação e confeitarias, manutenção de celular, corte e costura, estética e maquiagem. Devido a pandemia, as feiras de artesanato realizadas anualmente pela secretaria foram suspensas, entretanto a Seaster tem organizado uma live para o próximo dia 15 de dezembro, data em que se comemora o dia da economia solidária, a fim de trocar experiências, dar suporte aos empreendedores e articular estratégias de vendas online.