Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DE FESTA

Fundação Hemopa comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
25/11/2020 18h06

Para registrar mais uma doação de sangue em sua trajetória como voluntário, Edson Moraes, de 42 anos, chegou cedo ao Hemocentro de Belém. “Costumo doar sangue três vezes por ano, sempre incentivando outras pessoas a doarem, inclusive, fora de época de campanha também”, ressaltou o auxiliar administrativo que disse que enquanto tiver vida e saúde, vai continuar doando sangue.

Edson recebeu um certificado de reconhecimento pelos mais de 22 anos de dedicação à doação de sangue. Rômulo Rodovalho, secretário de saúde do estado (Sespa) e, Paulo Bezerra, presidente do Hemopa, fizeram a homenagem. 

Edson Moraes e seu certificado de doador“Hoje é um dia muito especial para o Hemopa. Doar sangue é doar vida. É muito importante a Secretaria estar de mãos dadas nessa parceria com a Fundação Hemopa para incentivar a doação, porque o sangue coletado vai salvar vidas. A nossa presença, como gestor, é fundamental”, destacou o secretário de saúde. 

Neste ano atípico, vivenciando uma pandemia, a Fundação precisou se adequar as normas sanitárias e por isso as homenagens ao doador foram mais discretas. A violonista Odília Santana, do Conservatório Carlos Gomes, esteve presente para trazer música de qualidade ao ambiente, assim como o Coral dos Servidores que cantou músicas regionais e natalinas para todos os presentes. 

Coral do HemopaApós a apresentação musical, o momento de homenagem e agradecimento aos órgãos públicos que participaram da ‘Gincana Solidária’. A Fundação Santa Casa de Misericórdia ficou em primeiro lugar com a participação de 167 servidores que doaram durante o mês de novembro. “Faz parte do nosso discurso como gestores, servir a população com uma boa prestação de serviço em saúde. E foi isso que o corpo de servidores da Santa Casa demonstrou. E a Fundação Hemopa foi fantástica na parceria com a gente. Então estamos retribuindo isso na forma de doação", destacou Bruno Carmona, presidente da Santa Casa. 

Em segundo lugar ficou o Tribunal de Justiça, com 35 doações. Em terceiro, o Instituto de Assistência dos Servidores do Pará (IASEP) e em quarto lugar, a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad). 

CErtificado da Santa Casa “Esta data é muito especial para todos nós, que trabalhamos dia a dia com a missão de mobilizar doadores e garantir o atendimento transfusional para o Estado. E a contribuição de cada órgão público que se envolveu nesta gincana de solidariedade foi essencial para mantermos o estoque satisfatório. Temos muitos motivos para comemorar e homenagear cada um que se dedicou e doou uma bolsa de sangue”, ressaltou Paulo Bezerra, presidente da Fundação Hemopa.