Renda Pará já beneficiou pelo menos 50 mil pessoas

Calendário de pagamento segue até 19 de dezembro; confira

23/11/2020 18h01 - Atualizada em 23/11/2020 18h20
Por Carol Menezes (SECOM)

Mais de 53 mil pessoas já compareceram a uma agência do Banco do Estado do Pará (Banpará) para receber os valores do programa estadual extraordinário "Renda Pará", criado como um incremento para cerca de um milhão de famílias paraenses beneficiárias do Bolsa Família, do Governo Federal. No site do Banpará e também no site da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, é possível conferir o calendário de pagamento, montado de acordo com o mês do nascimento dos que tem direito à cota única de R$ 100.

De acordo com o titular da Seaster Inocencio Gasparim, o objetivo do programa, regulamentado por meio de lei estadual, é contribuir e amenizar os efeitos da pandemia da Covid-19. De acordo com o cronograma, os pagamentos, que iniciaram no dia 20 deste mês, serão feitos até 19 de dezembro. "É, até então, a maior iniciativa nesse sentido já realizada nessa gestão, que fará com que um milhão de famílias possam ter um final de ano mais feliz. As pessoas que encontrarem problemas com o cadastro poderão se digerir à agência mais próxima de sua casa a partir do dia 28 de dezembro. Nesta data, aqueles que tiveram dificuldades em receber o benefício dentro da data programada, receberão atendimento prioritário", informa o secretário.

Já a secretária de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) Hana Gassan, reforça a importância do apoio logístico do Banpará na execução do Renda Pará. "O Governo do Estado quer garantir a segurança dos beneficiários, por isso, é preciso primeiro fazer uma consulta nos sites para ver os dias informados, e assim evitar aglomerações", destaca.

A doméstica Maria da Glória Figueiredo, moradora do distrito de Outeiro, na grande Belém, deve receber os R$ 100 nos próximos dias. "Em casa vai servir para garantir o alimento do mês, já que não tenho trabalho fixo e vou fazendo o que posso para conseguir comprar o que é necessário", relata.

Informações - Nos dias específicos de liberação do benefício, as agências funcionarão com horário diferenciado, atendendo os beneficiários do Renda Pará de 14h às 16h, o que não impede de os mesmos serem atendidos nos horários anteriores da agência. Os dias de pagamento são 23, 24 e 28/11. Em dezembro, de 1 a 5/12; de 7 a 12/12; de 14 a 19/12. Aos sábados, as agências funcionarão de 9h às 14h atendendo somente estes contemplados.