Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Governo começa a pagar o benefício do Programa Renda Pará

Até o final deste ano, a iniciativa de transferência de renda deve beneficiar cerca de 1 milhão de famílias em todo o Pará

Por Bruno Magno (SEOP)
20/11/2020 19h53

A dona de casa Glenda Campos, 28 anos, acordou cedo nesta sexta-feira (20), em Belém, para receber o benefício do Programa Estadual Extraordinário de Renda, o “Renda Pará”, criado pelo governo do Estado, e só no primeiro dia já chegou a 17.229 famílias. "Esse valor vai me ajudar bastante. Hoje mesmo já comprei algumas coisas que estavam faltando em casa e guardei o resto para emergências", disse Glenda, que sacou o auxílio na agência bancária da Avenida Augusto Montenegro.O programa de transferência de renda do Governo do Pará vai chegar a famílias em todas as regiões

O “Renda Pará” representa um incremento de renda no valor de R$ 100,00 (pagos em cota única), por meio do Banco do Estado do Pará (Banpará), e é  liberado de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiário. Até 30 de dezembro deste ano, cerca de um milhão de famílias receberão a quantia. "Os beneficiários do ‘Bolsa Família’ (programa do governo federal) estão automaticamente inscritos no ‘Renda Pará’, e receberão essa renda extra de R$ 100,00 por meio do Banpará", informou Hana Sampaio Ghassan, titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad).

Para receber o benefício, o interessado deverá entrar no site do Banpará (www.banpara.b.br) e da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (www.seaster.pa.gov.br/) para conferir o calendário de pagamento. Quem mora em municípios onde não há agência bancária deverá se dirigir a qualquer agência do banco público e receber o pagamento por meio de um recibo nominal. 

Glenda Campos, moradora de Belém, já retirou seu benefícioO Banpará já está presente em 113 dos 144 municípios paraenses, totalizando 128 agências em todo o Estado. A instituição também esclarece as dúvidas dos beneficiários em suas redes sociais e pela Central de Atendimento, via telefone, nos números 3004-4444 - Belém e demais municípios da Região Metropolitana, Marabá e Santarém (fixo e celular), e 0800-285-8080 para demais localidades (fixo).

Atendimento diferenciado - Neste sábado (21), as agências do Banpará vão abrir das 09 às 14 h para atender exclusivamente os beneficiários do “Renda Pará”. Nos demais dias, os atendimentos seguirão o horário normal de funcionamento das agências, com alguns diferenciais - das 8 ‪às 09 h, atendimento para grupos de risco para Covid-19; das 09 ‪às 14 h, atendimento para beneficiários do “Renda Pará” e demais serviços bancários, e a partir das 14 h atendimento exclusivo para beneficiários do programa.

O Banpará cumpre todos os protocolos de segurança sanitária para evitar o contágio pelo novo coronavírus dentro das agências, limitando o número de pessoas dentro das unidades, a fim de garantir a segurança de beneficiários, clientes e funcionários. Além disso, o banco disponibilizou tendas e cadeiras fora das agências para abrigar os clientes e manter as medidas de segurança.