Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA E CIDADANIA

Estado entrega Renda Pará, a primeira agência do Banpará e títulos patrimoniais em Ulianópolis

Com acesso a serviços bancários na sede municipal, a população também é beneficiada com transferência de renda e segurança jurídica para residências e comércios

Por Matheus Rocha (SEAC)
20/11/2020 18h06

O governador Helder Barbalho participou, na manhã desta sexta-feira (20), da entrega da primeira agência do Banco do Estado do Pará (Banpará) no município de Ulianópolis, no sudeste do Estado. A partir de hoje, a população já tem acesso a vários serviços bancários, como abertura de contas, atendimento em geral, produtos de investimento e serviços de crédito, incluindo consignados municipal e estadual, Banparacard, crédito rural, crédito imobiliário, diversas linhas PJ (Pessoa Jurídica), Credicomputador, antecipação de Imposto de Renda, sazonal, Banpará Comunidade, além de serviços de caixa eletrônico e caixa presencial.Governador Helder Barbalho no ato de entrega da primeira agência do Banpará em Ulianópolis

Atualmente, o Banpará está presente em 112 municípios. Para o presidente da instituição, Braselino Assunção, a meta da atual gestão estadual é instalar agências do banco a todos os 144 municípios do Pará. "Esta é a vigésima agência entregue pela atual gestão estadual. Nosso compromisso é chegar a todos os municípios do Pará, promovendo a inclusão bancária total da população paraense. Chegamos a Ulianópolis para participar do desenvolvimento econômico e social do município", destacou Braselino Assunção. 

Fachada da mais nova agência do Banco do Estado no interior do ParáDurante a entrega da agência, Helder Barbalho destacou a importância da chegada do Banpará ao município de Ulianópolis. "Esta agência chega para fortalecer a oferta de serviços no município, principalmente como um incremento de oportunidades para o comércio, o cidadão e a produção. O Banpará chega para que possa estimular a economia, gerar renda, emprego, desenvolvimento, e agregar valor, ampliando a oferta de serviços que possam fazer com que Ulianópolis possa crescer", ressaltou o governador.

Para o comerciante Nelson Brazão, a instalação da agência do Banpará é um marco para o município. "Estamos de braços abertos para receber o Banpará aqui na cidade. Com certeza, vai trazer muitos benefícios pra todos. Antes tínhamos que ir até Dom Eliseu ou Paragominas (municípios próximos) para ter acesso ao banco. Agora ele está perto da gente, aqui na cidade", disse o vendedor. 

A atual prefeita de Ulianópolis, Neusa Pinheiro, reforçou a importância da boa relação entre o Executivo e os municípios. "É uma honra muito grande receber o governador para entregar obras, fruto de compromisso feito com a gestão municipal. São obras que vêm para engrandecer e beneficiar o município de Ulianópolis", afirmou a gestora.

Também participaram da solenidade os deputados estaduais Miro Sanova, Igor Normando e Cilene Couto. "Quero parabenizar as políticas públicas que estão ocorrendo dentro do Banco do Estado do Pará. A ampliação e o fortalecimento da interiorização do banco, gerando emprego e renda, e fortalecendo a economia local”, frisou Cilene Couto.Helder Barbalho ao lado de uma moradora beneficiada pelos recursos do ’Renda Pará’

Renda Pará - Durante o ato de entrega da agência do Banpará em Ulianópolis, Helder Barbalho também participou da liberação de valores referentes do Programa Renda Pará, destinado a incrementar, com cota única no valor de R$100,00, a renda de pessoas inscritas no programa federal Bolsa Família residentes no Pará.

"Hoje nós estamos iniciando o maior programa de transferência de renda da história do Pará. Sabemos das dificuldades que as pessoas estão enfrentando por causa da pandemia. Muita gente perdeu a condição de sustento, e nós tivemos a decisão de criar uma renda extra para aqueles que mais precisam, olhando os beneficiários do ‘Bolsa Família’. É um investimento para ajudar as pessoas com dificuldade", acrescentou o chefe do Executivo.

Helder Barbalho destacou o início do ″maior programa de transferência de renda da história do Pará″O pagamento dos benefícios do "Renda Pará” começou, em todo o Estado, nesta sexta-feira (20). Apenas no primeiro dia foram beneficiadas 17.229 famílias. A logística de pagamento ficou a cargo do Banpará, com administração da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), e ocorrerá de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiado. Até o próximo dia 30 de dezembro, cerca de um milhão de famílias serão beneficiadas pelo Programa.

Para receber o benefício, o cidadão deverá entrar no site do Banpará e conferir o calendário de pagamento. Quem mora em municípios onde não há agência bancária, deverá se dirigir à agência do Banco do Estado mais próxima.Helder Barbalho no ato de entrega dos títulos patrimoniais em Ulianópolis

Titulação - Ainda no município de Ulianópolis, o governador Helder Barbalho entregou dois títulos de áreas patrimoniais, beneficiando mais de 200 famílias das comunidades Arco-Íris e Gurupizinho.

Bruno Kono, presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), ressaltou que a entrega dos títulos significa uma nova fase para os moradores beneficiados. "Vamos iniciar uma nova fase, que permite com que as pessoas tenham documentos de suas residências e comércios. Isso faz com que as pessoas tenham patrimônio. É uma demonstração do que o governo do Estado, através do Iterpa, está trabalhando pelo município de Ulianópolis", declarou. O presidente do Iterpa, Bruno Kono, ressaltou que os títulos significam uma nova fase para os moradores

"Hoje, nós estamos passando para a Prefeitura a légua das importantes comunidades de Gurupizinho e Arco-Íris. Isso significa que a partir de agora a Prefeitura pode dar o título de propriedade para cerca de 200 famílias que esperam há anos por este benefício. Nós não vamos parar por aqui. Vamos correr para dar o título definitivo para todas as residências e comércios da sede do município de Ulianópolis", anunciou Helder Barbalho.