Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COLÓQUIO

Evento acadêmico da EGPA debate Governança em tempos de pandemia

Por Isabela Quirino (EGPA)
19/11/2020 16h18

Com a participação de mais de 170 pessoas, a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) realizou, nesta quinta-feira (19), o primeiro dia do III Colóquio de Governança Pública do Pará. Neste ano, o tema do evento é “Perspectivas atuais e futuras da Governança Pública em tempos de Covid-19” e, pela primeira vez, foi realizado de maneira remota, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Escola de Governança.

O evento é desenvolvido pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (CEPPE) e busca reunir pesquisadores, servidores públicos e estudantes que tenham como foco de suas pesquisas a análise da atuação do espaço público e o processo de governança, em suas diversas dimensões e aprendizagens institucionais para expor e ampliar o debate, com as especificidades territoriais e de desenvolvimento da Amazônia.

“Temos como objetivo analisar a importância da Governança Pública para orientar e coordenar os processos de produção, gestão e entrega dos serviços públicos realizados aos cidadãos, em especial, diante dos impactos da pandemia”, ressaltou a diretora geral da Escola de Governança, Evanilza Marinho, durante a abertura do evento. 

Ainda durante a abertura, o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Carlos Maneschy, destacou a importância do evento. “A programação permite discussões e reflexões sobre o papel estratégico da governança atuando como instrumento para a melhoria do serviço público”.

A cerimônia também contou com falas do diretor da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), Binho Nascimento; O titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Ricardo Balestreri; e o Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento, Ivaldo Ledo. Após a cerimônia, a programação seguiu com as palestras e mesas previstas.

À tarde, os servidores apresentaram os artigos produzidos a partir dos eixos temáticos estabelecidos: Política Pública e Governança; Direito e Cidadania, e Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Foram 17 artigos aprovados para a publicação, com nove apresentações, os três primeiros trabalhos de cada eixo.

Apresentando a pesquisa ‘Governança pública: uma abordagem do licenciamento ambiental no estado do Pará durante a pandemia’, o Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Rodolpho Zaluth Bastos, afirma que a qualidade do evento e do trabalho da EGPA foi uma motivação para a submissão do artigo.

“A oportunidade de compartilhar a experiência de governança, de trabalho organizacional e de disciplina colaborativa que vivenciamos na SEMAS durante a pandemia também nos motivou a inscrever o artigo no evento”, disse. O trabalho descreve o modelo de governança do licenciamento ambiental executado na SEMAS durante o período da pandemia, com a implementação do teletrabalho associado à outras medidas administrativas que foram fundamentais para a contínua e eficiente prestação do serviço público.

A programação do III Colóquio de Governança Pública segue até a sexta-feira (20), transmitida pelo canal no Youtube da EGPA .