Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HISTÓRICO

Governador do Estado visita o veleiro Cisne Branco, da Marinha

Por Raiana Coelho (FUNTELPA)
19/11/2020 15h26

O Governador do Estado, Helder Barbalho, esteve presente esta manhã (19), a convite da Marinha do Brasil, no navio veleiro Cisne Branco, atracado na escadinha do cais do Porto, no Ver-o-Peso, em Belém. O encontro foi organizado em alusão ao dia da bandeira, comemorado hoje.

A cerimônia de hasteamento da bandeira do Brasil deu início a programação. “Hoje é um dia especial, em que fica muito em evidência a importância desse símbolo nacional. O que fizemos hoje foi um cerimonial à bandeira diferenciado, que ocorre ao meio dia justamente no dia 19 de novembro, só neste dia que ocorre essa manifestação a mais desse simbolismo que une toda a sociedade, ao meio dia”, explica o Comandante do navio, Marcos André, sobre o içamento da bandeira que, em dias comuns, é feito às 8h e ao pôr do sol.

De acordo com a Marinha do Brasil, a história da embarcação se entrelaça com a do país. Foi construída na Holanda, em 1998, e lançada ao mar em março de 2000, em Lisboa, quando fez a sua primeira viagem percorrendo a “Rota do Descobrimento”, a mesma feita por Pedro Alvares Cabral, de Portugal ao Brasil, em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do país. Por dentro e por fora, o navio possui uma importante carga histórica, uma espécie de museu vivo, que navega levando por onde passa, a história do Brasil.

Para o Governador do Estado, a experiência em conhecer a importância histórica do veleiro se resume em gratidão. “Primeiramente  gratidão à Marinha do Brasil, as Forças Armada,  por estarem, neste dia da bandeira, que simboliza a mudança do império para a república, um simbolismo deste novo tempo que o Brasil buscou consolidar ao longo destes anos e, claro, termos a presença desta embarcação fantástica da Marinha, que prestigia Belém, prestigia o nosso Estado, com educação náutica, com informações de navegação. Sem dúvida é algo que devemos valorizar. A minha gratidão a Marinha do Brasil e a todos que fazem esta instituição. 

O navio permanece em Belém até o próximo dia 23. Entretanto, devido a pandemia do Coronavirus, não está aberto para visitação pública.