Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Emater realiza oficina sobre hortas suspensas para agricultores de Benevides

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
19/11/2020 14h47

A partir de ação direta do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Benevides, na região metropolitana de Belém, agricultores das comunidades do Itaquara, São José no Murinin e da Curva do Cupuaçu, participaram de oficina sobre produção e manutenção de hortas suspensas. No total, 17 participantes, em sua maioria mulheres, receberam orientação técnica de instalação da estrutura física de canteiros, cobertura e sistema de irrigação, manejo, substrato, adubação, plantio, tratos culturais e colheita.

A demonstração da metodologia foi realizada na propriedade do agricultor José Silva da Conceição, do bairro Murinin, que trabalha há anos com a produção de hortaliças. O produtor passou de um sistema de canteiros no chão, com a utilização de insumos químicos – NPK e agrotóxicos, para um sistema alternativo de canteiros suspensos em sistema protegido, com uso de adubo orgânico e irrigação. 

“O agricultor é um ótimo exemplo de como se deve produzir, por isso a demonstração técnica foi realizada na propriedade dele. A proposta é divulgar a tecnologia de produção de hortaliças folhosas e ampliar o conhecimento entre os agricultores e fazer com que eles sigam a mesma tendência e passem a plantar no sistema proposto, com o adubo certo e técnicas de plantio corretas”, explica Soraya Araújo, engenheira agrônoma e palestrante. 

Após a explanação teórica, os agricultores conheceram o sistema de horta suspensa, que geralmente são construídas com madeira, um material relativamente barato e de fácil aquisição. A cobertura da estufa é de filme agrícola e os canteiros apresentam 80 cm de altura, 1,40m de largura e 20m de comprimento, cujas dimensões facilitam o trabalho, tornando-o mais prático. 

Em relação ao substrato utilizado, a engenheira agrônoma explica que é composto por terra preta e o adubo orgânico. A adubação leva em torno de quatro a cinco sacos por canteiro. “A irrigação no período do verão é realizada duas vezes ao dia e no inverno apenas uma vez. As espécies mais cultivadas nesse sistema são coentro, alface, couve, cebolinha, jambu e cariru”, reforça. 

Na oportunidade, foi realizada uma prática onde os participantes puderam plantar sementes de coentro. De acordo com a agricultora Eni Silva, da comunidade Itaquara, a ação foi ‘proveitosa’. “Eu já tenho um lugar reservado para instalar a horta suspensa, mas me faltava à técnica adequada. E a Emater chegou em boa hora, pude aprender bastante coisa relacionada as técnicas corretas de plantio, adubo e colheita. Além do que, com a horta pronta, vou poder vender para o comércio local e complementar minha renda”, explica.